Detalhe

38% dos estudantes adiam a universidade por medo da covid-19, diz pesquisa

09/02/2021 | Por: Exame | 2147
Reprodução

A pandemia de covid-19 vai adiar para o segundo semestre de 2021 o sonho de 38% dos estudantes de ter um diploma universitário. Para 13%, a espera vai demorar mais, um ano. E para 24% ainda não está claro quando será possível entrar em uma universidade.

Os números fazem parte do Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 1ª edição. O levantamento, publicado nesta terça-feira, 9, foi realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

A pesquisa é uma continuidade de outros estudos feitos pela entidade, sobre os desafios do ensino superior no Brasil em meio ao coronavírus. Foram consultadas 1.024 pessoas, de 17 a 50 anos, que desejam ingressar em cursos de graduação presenciais e EAD ao longo dos próximos 18 meses, em todas as regiões brasileiras.

Segundo Sólon Caldas, diretor-executivo da ABMES, e a principal leitura que se faz da pesquisa é que muitas pessoas estão com medo de que aulas presenciais aumentem os riscos de contaminação do coronavírus. Outro ponto é a renda que foi comprometida em 2020, e agora com o fim do auxílio emergencial.

“Até o ano passado tínhamos uma situação que achávamos ia se resolver Agora estamos em um momento crítico. A situação econômica que já era ruim, piorou muito. Tivemos um aumento no número de desempregados, queda da renda, e o aumento de pessoas que não podem arcar com um investimento em educação”, explica.

Abstenção recorde no Enem
No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no dia 17 de janeiro, 50% dos inscritos não compareceram à prova, um recorde histórico. Na primeira edição da versão digital da prova, realizada no último domingo, 7, a abstenção chegou a 70%. Por mais que a prova fosse online, os candidatos precisavam se dirigir até um local do exame.

O levantamento da Educa Insights e da ABMES questionou o motivo pelo qual os estudantes optaram por não fazer a prova. E para 61%, o risco de se contaminar com a covid-19 foi o que levou os candidatos a não fazerem o Enem.

Na avaliação do Sólon Caldas, o adiamento do Enem e o não comparecimento recorde impactam tanto o setor público quanto o privado de ensino.

“O Enem é a principal porta de entrada para ensino público, mas também para programas como o Prouni e o Fies. O resultado só vai sair no dia 19 de março. As instituições precisam rever o planejamento para atrair esses alunos, oferecer desconto, bolsa, para ter um ambiente mais atrativo”, diz.


Conteúdo Relacionado

Documentos

Documento: Daniel Infante | Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 (1ª edição)

Data: 09/02/2021

Autor: Daniel Infante

Descrição:

Apresentação feita por Daniel Infante, sócio-fundador da Educa Insightsdurante o seminário virtual “Preparando sua IES para os desafios de 2021: novos tempos, novas técnicas e novas práticas”, realizado em 9 de fevereiro de 2021, pelo YouTube da ABMES.

Download


Documento: Fábio Reis | Preparando sua IES para os desafios de 2021: novos tempos, novas técnicas e novas

Data: 09/02/2021

Autor: Fábio Reis

Descrição:

Apresentação feita por Fábio Reis, presidente do Consórcio Sthem Brasil e diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, durante o seminário virtual “Preparando sua IES para os desafios de 2021: novos tempos, novas técnicas e novas práticas”, realizado em 9 de fevereiro de 2021, pelo YouTube da ABMES.

Download


Documento: Iara de Xavier | Preparando sua IES para os desafios de 2021: novos tempos, novas técnicas e novas práticas

Data: 09/02/2021

Autor: Iara de Xavier

Descrição:

Apresentação feita por Iara de Xavier, consultora especializada na área educacional e assessora da presidência da ABMES, durante o seminário virtual “Preparando sua IES para os desafios de 2021: novos tempos, novas técnicas e novas práticas”, realizado em 9 de fevereiro de 2021, pelo YouTube da ABMES.

Download


Notícias

Pesquisa mostra que cresceu intenção de adiar início da graduação em escolas particulares

Entre os entrevistados, 25% afirmaram que planejam começar a graduação no primeiro semestre, mas em novembro, o número era de 38%.

Pesquisa aponta que 38% dos estudantes vão adiar sonho da graduação

Levantamento mostra que expectativa para a vacina tem influência na intenção de iniciar o ensino superior apenas no segundo semestre de 2021

Cai o número de estudantes interessados em se matricular no ensino superior

Pandemia de Covid-19 e efeitos econômicos impactaram na decisão de iniciar um curso superior. Para aulas presenciais o resultado foi pior

Com casos de Covid em alta e espera por vacinação, estudantes adiam matrícula no ensino superior, aponta pesquisa

Entre os entrevistados, 25% afirmaram que planejam começar a graduação no primeiro semestre, mas em novembro, o número era de 38%.

À espera de vacina, 38% dos estudantes adiam entrada na universidade

Pesquisa mostra que 38% dos estudantes devem adiar ingresso nas universidades para o 2º semestre