Detalhe

Busca por cursos EAD com foco em menor preço aumenta 95% nos últimos 10 meses, aponta pesquisa

09/04/2021 | Por: Quero Bolsa | 2828
Foto: Reprodução/ Quero Bolsa

De acordo com a segunda edição da pesquisa “Observatório da Educação Superior: Análise dos Desafios para 2021”, a pandemia do COVID-19 impactou diretamente na busca por cursos de graduação em universidades particulares.

Feito pela Educa Insights e divulgado pela Associação Brasileiras das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), esta etapa do levantamento coletou respostas de 1.112 estudantes, de 17 a 50 anos, das classes ABCD, entre os meses de março e abril de 2021.

O primeiro efeito da pandemia registrado pela pesquisa foi o fenômeno de migração para a modalidade de ensino a distância, que aumentou 133% nos últimos 10 meses. Em março, 42% dos estudantes responderam que passaram a preferir o formato EAD pós-Covid. Em novembro, essa taxa era de 18%.

A questão financeira contou muito para a migração para o EAD. Segundo a pesquisa, a busca de cursos com foco em preço aumentou 95% nos últimos 10 meses. Em março, 72% dos entrevistados informaram que, ao migrar para o EAD, buscam a instituição com o melhor preço, independente da marca.

Ainda em relação ao financeiro, mais da metade dos entrevistados (56%) tiveram que repensar sobre a decisão de iniciar um curso superior após a interrupção do pagamento do Auxílio Emergencial do governo.

Preferência pela área da Saúde
Outro impacto da pandemia se deu na escolha das áreas de estudo. A área da Saúde teve o maior interesse entre os estudantes (26%). Em seguida, se destacam as áreas de Negócios e Gestão (14%), Direito (12%), Tecnologia da Informação (12%), Engenharias (10%), Artes e design (10%) e Educação (8%).

Reflexo do Enem 2020
A pesquisa constatou um aquecimento na captação das universidades privadas com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo com o calendário atípico do exame.

Com a nota do Enem 2020 em mãos, 40% dos estudantes responderam que pretendem se matricular numa faculdade particular. Outros 42% aguardam o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 18% pretendem buscar uma vaga pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em caso de reprovação no Sisu, 92% dos estudantes desejam ingressar numa instituição privada. Somente 8% disseram que pretendem tentar novamente entrar numa universidade pública.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES apresenta mitos e verdades sobre EAD na Câmara dos Deputados

Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, participou na terça-feira (27/08) de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater EAD na área da Saúde. Na ocasião, Caldas desmentiu algumas informações irreais relacionadas à modalidade e ressaltou a importância da observação dos critérios regulamentares do MEC para a utilização plena e responsável da tecnologia

Legislação

EDITAL INEP Nº 19, DE 30 DE ABRIL DE 2021

Torna público os procedimentos de justificativa de ausência na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de solicitação de isenção da taxa de inscrição para a edição 2021.


EDITAL INEP Nº 94, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2020

Torna pública as regras especiais para aqueles que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 - disciplinado pelo Edital nº 54, de 28 de julho de 2020, na condição de Pessoas Privadas de Liberdade e de Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade.


EDITAL INEP Nº 64, DE 03 DE SETEMBRO DE 2020

Torna pública a abertura das inscrições para adesão, cadastramento e habilitação de colaboradores interessados em compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC), para executar as atividades de certificação dos procedimentos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2020.


EDITAL INEP Nº 55, DE 28 DE JULHO DE 2020

Torna pública a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 digital.

 


Notícias

EAD em faculdades particulares deverá crescer mesmo depois da Pandemia

Agência Brasil: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, avaliou que a tendência é de redução do ensino presencial

Como criar um bom conteúdo para o Ensino Superior a Distância

Já parou para pensar quantos setores foram impactados pela pandemia do Coronavírus? Pensando rápido, podemos mencionar a forma de trabalhar, de consumir serviços, de aproveitar o tempo livre e sem esquecer da forma de aprender

Estudo mostra que 46% dos estudantes buscam EAD para graduação

Exame: Levantamento feito pela ABMES mostra que a pandemia acelerou transformação e ensino híbrido se torna tendência

ProUni abre inscrições em maio para vagas remanescentes do primeiro semestre de 2021 e usará nota do Enem

Classificação, que era por ordem de inscrições, agora usará resultado do exame; MEC não divulgou quantas bolsas estão disponíveis

Após prorrogação, convocações da lista de espera terminam hoje

Candidatos que forem convocados têm cinco dias para apresentar documentações exigidas

Pandemia amplia e acelera a busca por cursos superiores a distância

Mais antiga universidade de Ribeirão Preto oferece cinco cursos de graduação na modalidade EAD

Ensino à distância se consolida na pandemia

Com os impactos da pandemia a modalidade EAD cresceu vertiginosamente, transformando vidas e mudando a forma de aprender e ensinar, mostra o levantamento realizado pela ABMES

Inep nega falha na correção das redações do Enem

Segundo o Inep, as redações podem passar por até quatro correções