Detalhe

Para evitar o colapso, é preciso preparar os jovens

23/04/2021 | Por: Estado de Minas | 2573
Foto: Freepik

Segundo dados da pesquisa Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), em novembro de 2020, a intenção de fazer uma graduação era de 33%; agora, é de 14%. No ensino a distância, o interesse caiu de 46% para 38%. Mas qual o impacto no mercado? Teremos um colapso de mão de obra qualificada, treinada e habilitada no futuro.

A crescente taxa de desemprego acabou quebrando o orçamento de muitos profissionais, especialmente os mais jovens (ainda em fase de custeio de sua educação formal). Dessa maneira, sem emprego, as pessoas optam pelo essencial. A espiral da pobreza se inicia. Para-se de estudar por falta de condições financeiras. A condição financeira não melhora por falta de qualificação.

Os jovens que chegarão à idade ativa, durante este e o próximo ano, enfrentarão um desafio adicional a ser vencido. O colapso no mercado de trabalho cobrará a conta daqui a três ou quatro anos. Um curso superior não é feito por rompantes, e todos aqueles que já experimentaram a rotina por quatro ou cinco anos sabem disso. Imprevistos ocorrem, e a rotina acaba por consumir o fio de expectativa que sobra. Sem dizer que, com os anos evoluindo, as responsabilidades financeiras e familiares só aumentam.

Para uma retomada do ciclo econômico, será fundamental manter jovens com capacidade de transformação, de inovar. As competências que hoje são exigidas aos entrantes no mercado de trabalho versus aquelas exigidas para as pessoas com experiência e idade ativa foram alteradas: a pandemia transformou as chamadas “soft skills”. As habilidades comportamentais estão agora no centro decisório das lideranças.

Os empresários terão que assumir o papel de inclusão social, preparando suas empresas a garantir emprego, renda, treinamento e desenvolvimento, por meio também da educação, indo além do pagamento de impostos para financiar o ensino. As empresas precisam abrir as portas aos jovens. Fazer parcerias técnico-educacionais capazes de transformar a mente e a percepção de mundo desses talentos. Desenvolver pessoas é um ato contínuo, lento, mas, como tudo aquilo que requer cuidado, traz resultados infinitos. Educar é cultivar um propósito. É semear inovação para colher sustentabilidade.

A atitude deve começar agora. Mais do que ligarmos nosso alerta, é mandatório preparar nossas empresas para a transformação e prevenir o colapso de talentos. Não existe pílula de conhecimento instantâneo. A ciência econômica nos ensina que um de seus papéis é estudar a alocação eficiente de recursos escassos. Nada é mais escasso que um talento, uma mente que transforma as empresas, sua história, e claro, seus resultados.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Estudo mostra que 46% dos estudantes buscam EAD para graduação

Exame: Levantamento feito pela ABMES mostra que a pandemia acelerou transformação e ensino híbrido se torna tendência

Enquanto 62% dos recém-formados se sentem preparados para o mercado de trabalho, apenas 39% dos empregadores têm a mesma percepção

Essa é uma das conclusões de estudo divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Manter alunos é o maior desafio do ensino superior

Com recordes de abstenção no Enem e incertezas no mercado de trabalho, universidades concentram esforços para conter a evasão

Ensino à distância se consolida na pandemia

Com os impactos da pandemia a modalidade EAD cresceu vertiginosamente, transformando vidas e mudando a forma de aprender e ensinar, mostra o levantamento realizado pela ABMES

"Perda do auxílio afastou o sonho da faculdade", aponta estudo

R7: Pesquisa realizada pela ABMES mostra que 56% dos estudantes adiaram o início do curso de graduação por falta de dinheiro

Mensalidade mais baixa motiva busca por ensino a distância em universidades particulares, diz pesquisa

G1: Levantamento realizado pela ABMES também aponta que auxílio emergencial influenciou 56% sobre decisão de iniciar graduação

Após interrupção do auxílio emergencial, 56% dos estudantes adiaram planos de ir à universidade

CBN: A pesquisa realizada pela ABMES apontou que as causas para a evasão do ensino superior

Interrupção do auxílio emergencial fez estudantes adiarem o sonho universitário

Pesquisa da ABMES/Educa Insights mostra que falta de suporte financeiro às famílias por parte do Governo Federal impactou negativamente no ingresso ao ensino superior de 56% dos futuros universitários

Pesquisa revela que pandemia despertou interesse de muitos jovens por cursos de saúde

Bom dia Diário: Em pesquisa realizada pela ABMES mostrou que os cursos da área de saúde são os mais procurados