Detalhe

Provas do Enade vão ser aplicadas este ano

26/04/2021 | Por: Correio Braziliense | 1930
Foto: Reprodução/ Correio Braziliense

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai aplicar as avaliações para o ano II do ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2021. A aplicação, prevista para 2020, foi adiada em decorrência da pandemia de covid-19 por meio da Resolução n.º 1/2020 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Em razão do agravamento da pandemia, o Inep ainda não publicou o novo cronograma de avaliações. As instituições devem aguardar a publicação de novo ato normativo com a definição do cronograma do exame e das áreas avaliadas, bem como a atualização dos critérios de habilitação de estudantes.

De acordo com a autarquia, a decisão veio após realizar estudos técnicos sobre a aplicação do Enade frente aos desafios impostos pela atual crise sanitária. Ao todo, 30 áreas e cerca de 470 mil estudantes devem participar da avaliação.

O ciclo avaliativo do ano II engloba os seguintes cursos.

Área de licenciatura: artes visuais, ciências da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – inglês, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – português, matemática, música, pedagogia e química.

Bacharelado: ciências da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Tecnólogo: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; tecnologia em gestão da tecnologia da informação; e tecnologia em redes de computadores. As áreas vinculadas a cada ano do ciclo avaliativo estão definidas no art. 40 da Portaria MEC n.º 840/2018.

Inep estuda aplicações para outras áreas em 2022
O Instituto também estuda possibilidade de aplicar o Enade para as áreas dos anos I e III e 2022.

O primeiro engloba os cursos de bacharelado nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; além das engenharias e da graduação em arquitetura e urbanismo. Estudantes dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança também participam.

Já o ano III abrange os cursos de ciências Sociais Aplicadas e áreas afins e de Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas. Também estão na categoria os cursos de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Saiba mais
Aplicado desde 2004 pelo Inep, o Enade é um exame com aplicação anual que tem como objetivo avaliar o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

A prova integra o tripé avaliativo do ensino superior, junto com a Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. A inscrição no Enade é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação definidas na edição da avaliação.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Curso orienta representantes institucionais para o Enade

Capacitação apresenta aspectos conceituais e operacionais do exame, além de auxiliar os representantes no preenchimento e no acompanhamento do Sistema Enade

Enade 2021 será aplicado em 14 de novembro

Exame avaliará cursos vinculados ao ano II do ciclo avaliativo. Coordenadores dos cursos de graduação poderão inscrever os estudantes a partir de 19 de julho

Aberta seleção para consultor da educação superior

Especialistas em instrumentos de avaliação podem se candidatar até o dia 20 de junho. Selecionado realizará estudos para desenvolvimento de novos indicadores

MEC confirma que fará Enade em 2021, mas não estipula data

Avaliação de estudantes e cursos do ensino superior estava prevista para 6 de novembro de 2020, mas não foi realizada

Apenas 46 instituições de ensino superior conquistam nota máxima em índice do Inep

Jovem Pan: Em entrevista o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre as notas do Enade

Resultados do IGC 2019 serão divulgados nesta sexta (23)

Inep apresentará os principais dados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, em live, com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube

Inscrição para elaboradores de itens vai até domingo (21)

Seleção é para professores interessados em elaborar e revisar itens da educação superior. Docente deverá indicar para quais áreas está se candidatando

Qual é o principal objetivo do Enade?

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)