Detalhe

'Não queremos fazer retorno às aulas a qualquer preço', diz ministro da Educação

27/05/2021 | Por: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/nao-queremos-fazer-retorno-as-aulas-qualquer-preco-diz-ministro-da-educacao-1-25036406?versao=amp | 2764
Foto: Reprodução

RIO - O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a aula presencial é insubstituível, mas que não irá comandar um retorno às aulas dos estudantes brasileiros "a qualquer preço". A declaração foi dada nesta quinta-feira, durante pronunciamento de Ribeiro na sessão solene de abertura do XIII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cbesp).

— A vacinação já começou a atender os profissionais da educação. Primeiro, os da educação básica e, agora, estão começando a vacinar os profissionais de ensino superior para que o retorno possa acontecer — afirmou Ribeiro.

O MEC tem sido criticado por não ter elaborado um plano claro nacional para o retorno às aulas. No evento, no entanto, o ministro destacou que o MEC tem "estudado os  principais riscos decorrentes da suspensão das atividades presenciais". Ele seguiu:

 — Apoiamos totalmente e radicalmente o retorno com segurança. (Mas) não queremos retorno a qualquer preço.  É muito importante o retorno com cuidados devidos até termos total domínio dessa enfermidade.

Ainda sobre o retorno das aulas presenciais, o titular da pasta demonstrou "preocupação" com o uso, pelo Plano Nacional de Imunização (P.N.I.), sob a coordenação do Ministério da Saúde, do que parece ser a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan:

— Fiquei preocupado com algumas noticias que recebi hoje de vacina que não tem cobertura suficiente e que atingiu a maior parte da população brasileira. São informações, às vezes contraditórias, mas que nos preocupam.

No último fim de semana, estudo sobre a CoronaVac com 17 mil pessoas confirmou a efetividade da vacina em idosos, mas reforçando a importância de se manter uso de máscaras e distanciamento após a imunização.

O estudo, financiado pelo braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) na América Latina, mostrou que, apesar de o desempenho cair de 50,7% para 41,6% em maiores de 70 anos, a orientação oficial é a de seguir a campanha com o imunizante reforçando a importância de uma segunda dose

Milton Ribeiro trambém tratou do processo de avaliação das instituições de ensino superior. Segundo o ministro, por conta da pandemia, elas seguirão sendo feitas de modo virtual, por videoconferência.

— (A avaliação virtual) tem respondido de maneira eficaz às demandas do setor. O objetivo é fazer, só em junho, 600 avaliações. Já fizemos 186 visitas virtuais. Se não fosse isso, teríamos 186 instituições em atraso. Nesta semana, estão acontecendo 37 avaliações. A nossa meta é a realização de 5 mil visitas virtuais até o final de outubro.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Empreendedorismo na Educação

Data:26/11/2020

Descrição:

O empreendedorismo é uma das habilidades mais importantes a serem desenvolvidas na educação no momento de pós-pandemia e, em especial, na educação superior. Em um dos bate-papos do CBESP Preview, os convidados conversaram sobre como incentivar o empreendedorismo nas instituições de ensino superior. 

 

Vamos ouvir mais sobre o assunto? 

 

Participantes: 

Débora Guerra - Vice-presidente da ABMES e reitora da Faculdade Alis de Itabirito;

Antonio Carbonari Netto - primeiro brasileiro a montar uma universidade em território norte-americano

Daniel Pedrino - Sócio e presidente da Faculdade Descomplica

 

Apresentação: Carolina Augusta

Produção: Camila Griguc e Letícia Nobre

Edição de som: Jonathan Alves

Download

Notícias

XIII CBESP: Empreendedorismo e Inovação em debate na educação privada

Evento foi realizado nos dias 27 e 28 de maio com a presença de especialistas nacionais e internacionais

Enem é 'operação gigantesca que não faz sentido num mundo conectado à internet', diz presidente do Conselho Nacional de Educação

Maria Helena de Castro criticou atraso no cronograma e realização do exame somente em 2022

"Considero que Enem já está atrasado", diz presidente do CNE

Maria Helena Guimarães de Castro também considera o exame "ultrapassado"

Ministro da Educação defende menor regulação do ensino superior privado

Ministro da Educação defende menor regulação do ensino superior privado

Ministro da Educação defende menos regulamentação do ensino privado

Milton Ribeiro, ministro da Educação, participou do 13º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

Ministro da Educação defende menor regulação do ensino superior privado

A empresários do setor Milton Ribeiro disse que Brasil ganharia mais com 'secretaria de desregulamentação'

Presidente do Conselho Nacional de Educação diz que Enem está ultrapassado

Presidente do Conselho Nacional de Educação diz que Enem está ultrapassado

Ministro da Educação defende a volta às salas de aula e a "desburocratização do MEC" no credenciamento de instituições

No pronunciamento feito durante o 13° Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, Ribeiro ainda lançou desconfiança sobre a CoronaVac

MEC quer facilitar regulamentação de empresas de ensino superior

Ribeiro disse que avaliação remota é o primeiro passo nessa direção

MEC apoia "radicalmente" retorno às aulas presenciais, diz Ribeiro

Ministro da Educação disse, nesta quinta-feira (27/5), que governo federal prepara decreto sobre retorno às aulas presenciais

'Considero que Enem já está atrasado', diz presidente do CNE

Maria Helena Guimarães de Castro também considera o exame 'ultrapassado'; ela falou durante Congresso de Educação Superior