Detalhe

Ministro da Educação defende menos regulamentação do ensino privado

27/05/2021 | Por: Poder 360 | 2508
Sérgio Lima/Poder360

O ministro da Educação Milton Ribeiro defendeu que o ensino superior privado tenha menos regulamentação por parte do Ministério da Educação. Ribeiro participou do 13º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que aconteceu nesta 5ª feira (27.mai.2021).

“Nós temos uma Secretaria de Regulamentação [do ensino superior]. Gostaria que o MEC, um dia, tivesse uma secretaria de desregulamentação. Essa, sim, seria interessante para o Brasil de uma maneira muito, muito direta“, afirmou.

O ministro disse que o MEC se transformou em um “verdadeiro cartório“. Para ele, seria necessário simplificar mais a forma como a área é administrada. “Hoje ainda sofro com isso“, disse o ministro.

O MEC regulamenta o ensino superior no que diz respeito à qualidade da educação. Também é responsável pela autorização de abertura de novos cursos. Questões estruturais, como a infraestrutura dos locais, também são levadas em conta para a avaliação do setor. As universidades públicas também são avaliadas.

Segundo Ribeiro, o ministério está trabalhando para simplificar as normas para o setor. “Estamos trabalhando a médio e longo prazo para simplificar a vida dos senhores que querem prestar um serviço para a nação brasileira“, disse ele no congresso.

Uma das formas de simplificar seria substituir partes do processo realizado presencialmente por processos virtuais. As visitas presenciais às universidades e faculdades são realizadas principalmente para a avaliação da infraestrutura.

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS
Ribeiro também falou sobre a volta às aulas presenciais. O ministro afirmou que o ensino presencial é “insubstituível“, mas deve ser realizado com segurança por causa da covid-19.

“A vacinação já começou a atender os profissionais da educação. Primeiro, os da educação básica e, agora, estão começando a vacinar os profissionais de ensino superior para que o retorno possa acontecer“, afirmou.

Ele afirmou também que o MEC estuda quais foram os impactos da pandemia na educação. Entre os possíveis impactos, o ministro afirmou que se preocupa com o comprometimento da qualidade de ensino e a possibilidade de aumento da evasão escolar. “Então, nós apoiamos radicalmente o retorno com segurança”, disse.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Empreendedorismo na Educação

Data:26/11/2020

Descrição:

O empreendedorismo é uma das habilidades mais importantes a serem desenvolvidas na educação no momento de pós-pandemia e, em especial, na educação superior. Em um dos bate-papos do CBESP Preview, os convidados conversaram sobre como incentivar o empreendedorismo nas instituições de ensino superior. 

 

Vamos ouvir mais sobre o assunto? 

 

Participantes: 

Débora Guerra - Vice-presidente da ABMES e reitora da Faculdade Alis de Itabirito;

Antonio Carbonari Netto - primeiro brasileiro a montar uma universidade em território norte-americano

Daniel Pedrino - Sócio e presidente da Faculdade Descomplica

 

Apresentação: Carolina Augusta

Produção: Camila Griguc e Letícia Nobre

Edição de som: Jonathan Alves

Download

Notícias

XIII CBESP: Empreendedorismo e Inovação em debate na educação privada

Evento foi realizado nos dias 27 e 28 de maio com a presença de especialistas nacionais e internacionais

Enem é 'operação gigantesca que não faz sentido num mundo conectado à internet', diz presidente do Conselho Nacional de Educação

Maria Helena de Castro criticou atraso no cronograma e realização do exame somente em 2022

"Considero que Enem já está atrasado", diz presidente do CNE

Maria Helena Guimarães de Castro também considera o exame "ultrapassado"

Ministro da Educação defende menor regulação do ensino superior privado

Ministro da Educação defende menor regulação do ensino superior privado

Ministro da Educação defende menor regulação do ensino superior privado

A empresários do setor Milton Ribeiro disse que Brasil ganharia mais com 'secretaria de desregulamentação'

Presidente do Conselho Nacional de Educação diz que Enem está ultrapassado

Presidente do Conselho Nacional de Educação diz que Enem está ultrapassado

'Não queremos fazer retorno às aulas a qualquer preço', diz ministro da Educação

Milton Ribeiro afirmou ainda, no Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cbesp), que 'aula presencial é insubstituível, mas volta terá que ser feita com cuidado'

Ministro da Educação defende a volta às salas de aula e a "desburocratização do MEC" no credenciamento de instituições

No pronunciamento feito durante o 13° Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, Ribeiro ainda lançou desconfiança sobre a CoronaVac

MEC apoia "radicalmente" retorno às aulas presenciais, diz Ribeiro

Ministro da Educação disse, nesta quinta-feira (27/5), que governo federal prepara decreto sobre retorno às aulas presenciais

'Considero que Enem já está atrasado', diz presidente do CNE

Maria Helena Guimarães de Castro também considera o exame 'ultrapassado'; ela falou durante Congresso de Educação Superior

'Enem atual é ultrapassado e deve ser revisto', diz presidente do Conselho Nacional de Educação

Maria Helena Guimarães de Castro afirma que é preciso repensar o formato da prova, a logística de aplicação e os conteúdos cobrados.

Ministro da Educação: Ministro da Educação: "Aula presencial é insubstituível"

Ministro da Educação: “Aula presencial é insubstituível”

Evento debate empreendedorismo e educação superior em tempos de Covid-19

Ministro da Educação Milton Ribeiro participará da abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)

ABMES parabeniza Inep pelo início das avaliações externas virtuais in loco

Em reunião nesta quarta-feira (12), a Associação entregou a nota técnica sobre avaliação e regulação do ensino superior e convidou a equipe do órgão para o XIII CBESP

XIII CBESP: Inscrições abertas para edição on-line e gratuita

Na edição de 2021, o congresso terá participação confirmada do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do físico vencedor do Prêmio Templeton, Marcelo Gleiser