Detalhe

Professor de engenharia da UnB é premiado por desenvolver nova metodologia de ensino

05/07/2021 | Por: G1 | 9482
Foto: Reprodução/ G1

Um professor do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) venceu a 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Ricardo Ramos Fragelli, de 43 anos, idealizou o Eight, que, segundo ele, é uma nova metodologia de ensino que foge do convencional e propõe aos estudantes "ações criativas e dinâmicas".

Ao G1, Fragelli contou que a fórmula é uma evolução de metodologias que ele desenvolveu nos últimos 20 anos. "Acredito que toda matéria de introdução aos cursos [de ensino superior] deveriam ser uma vitrine. Porém, geralmente não é bem assim. Por isso, quis pesquisar criação de métodos mais interessantes de aulas", contou.

O Eight surgiu no início de 2018. Segundo o professor, a metodologia consiste em projetos de intervenção na comunidade e na instituição de ensino. A produção por parte dos alunos ainda traz desenvolvimento de talkshows, visitas técnicas, produção de vídeos.

Como atividade final da metodologia, os estudantes vão criar uma apresentação de 8 minutos – o que originou o nome Eight (oito em inglês). Nessa etapa, os alunos trazem o que foi aprendizado ao longo da disciplina, mas sem deixar de correlacionar com a própria história de vida.

A proposta, no entanto, não é restrita ao curso de engenharia. Fragelli conta que ela já foi usada em cursos de medicina, enfermagem e até em aulas do ensino médio. Inclusive, o prêmio foi compartilhado com a professora da UnB Thaís Fragelli, que aplicou a metodologia no curso de enfermagem, e entrou como colaboradora do projeto.

"Quando você vai dar uma aula, geralmente, o professor que domina, já existe um roteiro. No Eight não. Os alunos participam das construções, o que motiva os estudantes", afirmou.

A pandemia de Covid-19, que suspendeu aulas presenciais na UnB em março do ano passado, trouxe impactos na execução do Eight. Fragelli conta que a metodologia precisou passar por adaptações, para funcionar de forma exclusivamente online.

"Algumas coisas são mais fáceis, como a participação de convidados, que acontece por meio de transmissão. Por exemplo, uma ex-aluna que estava no exterior conseguiu estar ao vivo para um talkshow", contou.

'No entanto, o professor diz que o acompanhamento dos projetos por parte dos educadores fica "mais difícil". Além disso, as visitas técnicas que os alunos faziam precisaram ser repensadas.

Premiação
O Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério foi criado em 1992 e busca novas ações no campo da educação. A ideia é identificar e divulgar "ações inovadoras no campo da educação nas áreas de ensino, inovação científica e pesquisa, extensão, avaliação institucional, processo de gestão, inclusão social, sustentabilidade e ação criativa educacional relevante".

Este ano, o prêmio recebeu 120 projetos de instituições públicas e privadas, divididas entre 39 universidades 44 centros universitários, 30 faculdades e sete institutos.


Conteúdo Relacionado

Notícias

"Meu objetivo era despertar paixão no estudante", diz professor premiado da UnB

Criada em 2018, metodologia Eight, do pesquisador Ricardo Fragelli, receberá prêmio nacional em agosto. Proposta conseguiu driblar falta de engajamento no ensino remoto

Projeto Eight é vencedor da 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério

Comissão Julgadora anuncia selecionados. Cerimônia de premiação está marcada para 3 de agosto

ABMES anuncia comissão julgadora da 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério

Além da premiação em dinheiro, a Associação destina uma edição anual do ABMES Cadernos à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras

24ª edição do Prêmio Top Educacional: alteração de calendário

Um novo cronograma será divulgado tão logo a situação esteja normalizada e os calendários de eventos possam ser reorganizados

Inscrições abertas para a 24ª edição do Prêmio Top Educacional

Para participar é preciso ter vínculo institucional com alguma IES, que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES