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Vencedor do 24ª Prêmio Top Educacional promove engajamento de alunos e professores com metodologias ativas e dinâmicas

08/07/2021 | Por: ABMES | 1326
Foto: Reprodução

“A principal motivação foi criar aulas mais interessantes e com significado, mostrando que seria possível realizar grandes feitos com trabalhos colaborativos e em uma estrutura bem planejada”, explica Ricardo Ramos Fragelli, idealizador do projeto “Eight: Aprendendo de forma criativa e passando adiante em oito minutos”, vencedor da 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A cerimônia de premiação ocorrerá em 10 de agosto, durante seminário especial de aniversário de 39 anos da Associação.

A 24ª edição do prêmio recebeu 120 projetos de instituições privadas e públicas, divididas entre 39 universidades, 44 centros universitários, 30 faculdades e 7 institutos. As propostas passaram pelo crivo da Comissão Julgadora presidida pela diretora executiva da AF2 Comunicação, a jornalista Ana Flávia Flôres. Também fazem parte do grupo Celso da Costa Frauches, diretor do Instituto Educacional Andragogia; Patrícia Vilas Boas, diretora técnica da Edux Consultoria; Ricardo Martins, consultor legislativo da Câmara dos Deputados e Valdemar Ottani, consultor educacional da Âncora Planejamento Estratégico.

“O Top Educacional Mário Palmério pretende estimular membros da comunidade acadêmica a construírem novos caminhos para o difícil e árduo processo de aprendizagem. ‘Ensinar’ é mais fácil, obter resultados mensurados nesse processo é muito mais complexo. A iniciativa da ABMES tem mostrado resultados altamente positivos, que recomendam a sua continuidade”, avaliou Celso Frauches.

Projeto Eight

Criado em 2018, o projeto “Eight: Aprendendo de forma criativa e passando adiante em oito minutos” envolve ações correlacionadas e interdependentes com objetivo de colocar o estudante como parceiro no planejamento de atividades, propondo ações criativas e dinâmicas. As metodologias são baseadas em aprendizagem ativas e colaborativas ao longo de cinco semestres – sendo o último, remoto – com estudantes de Engenharia e Enfermagem.

A iniciativa buscou ir na contramão do entendimento que o ensino tradicional resulta em encontros desmotivadores para os alunos e, em muitos casos, para os professores. A partir de atividades criativas e dinâmicas como talkshows, edição de vídeos com questões da comunidade, desafios gamificados, visitas técnicas e projetos de intervenção na instituição e na comunidade, o estudante cria uma apresentação de oito minutos com uma síntese do aprendizado correlacionado com a própria história de vida. A metodologia foi avaliada quanti e qualitativamente com resultados significativos.

Ricardo Ramos resume o sentimento dos alunos, monitores e professores envolvidos no projeto. “Ficamos muito emocionados ao saber que fomos avaliados por grandes nomes da Educação e, dentre tantos projetos valiosos de colegas professores de todo o país, recebemos tal reconhecimento. O prêmio é uma chancela de qualidade ao trabalho feito e também uma oportunidade para dar maior visibilidade ao projeto, firmar novas parcerias e iluminar novos caminhos”.

O idealizador do projeto garante que haverá continuidade e as atividades devem ser expandidas. “Os próximos passos do projeto certamente apontam para a ampliação dessa formação docente sobre o Eight por meio de palestras e cursos, construindo um grande grupo de colaboradores em todo o País e no exterior. Também almejamos que os projetos realizados pelos estudantes durante o Eight possam ser realizados em parceria entre instituições diferentes e, se possível, outros países”, informou.

Na avaliação da presidente da Comissão Julgadora da 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério e diretora executiva da AF2 Comunicação, a jornalista Ana Flávia Flôres, “o projeto estimula a participação e o envolvimento dos estudantes ao utilizar uma linguagem que dialoga com o perfil do jovem deste século 21, além de utilizar metodologias ativas e colocar o estudante no papel de protagonista do seu desenvolvimento”. O consultor legislativo Ricardo Martins, também integrante da Comissão, destaca a inovação e a capacidade de multiplicação do Eight. “Cunho efetivamente inovador, com impacto na aprendizagem e elevado potencial de replicação. Iniciativa que envolve a criatividade dos estudantes, de forma mobilizadora”, pontuou.

Saúde e Negócios

Dois projetos inscritos receberam menção honrosa nesta edição do Prêmio, o “Projeto Plantando e Colhendo Saúde”, da Universidade José do Rosário Vellano (Alfenas-MG) e o “Projeto Consultoria Estratégia de Negócios – CEN” da Strong Business School (Santo André-SP). “São projetos que seguem por caminhos totalmente distintos, mas igualmente importantes. Gostei que essa diferença tenha sido destacada na premiação, pois a inovação muitas vezes é associada ao uso de tecnologias, e isso não é verdade. Pequenas ações que, se implementadas com criatividade e propósito, podem mudar muitas vidas”, sintetizou Patrícia Vilas Boas, diretora técnica da Edux Consultoria.

O projeto "Plantando e Colhendo Saúde" envolve famílias rurais de 26 municípios do Sul do estado expostas a agrotóxicos. A iniciativa mapeou casos para prevenir, diagnosticar e tratar as intoxicações além de propor alternativas para redução do uso dos agrotóxicos. A coordenadora do projeto, Alessandra Cristina Silvério, explica o que impulsionou a criação da proposta. “Aqui temos plantação de café e muita exposição a praguicidas. Percebemos que começou a aparecer muitos casos de câncer na região e algumas intoxicações graves e também algumas intoxicações crônicas. Mapeamos os trabalhadores rurais para passas as informações para equipe de atenção básica de saúde para que as políticas fossem voltadas mais para esse público”.

Alessandra também informou que o projeto nasceu em 2012 e, cerca de três anos depois, foi expandido para 26 municípios. A próxima etapa é implantar o “Plantando e Colhendo Saúde na Primeira Infância”, voltado para a saúde das crianças, nos mesmos moldes da primeira iniciativa. A coordenadora comemora a menção honrosa: “nós ficamos muito lisonjeados. Hoje, a responsabilidade social é uma das coisas mais importantes que a gente vê no Brasil que está tão carente”.

O consultor educacional Âncora Planejamento Estratégico, Valdemar Ottani, comenta a impressão da Comissão Julgadora. “Chamou-nos a atenção a prática da integração entre a pesquisa e a extensão, dois dos pilares básicos da transmissão do conhecimento a nível superior e que se completa com as atividades de ensino”.

Já o projeto "Projeto Consultoria Estratégia de Negócios – CEN" partiu do conceito learning by doing (aprender fazendo). Por meio dele, alunos do último ano do curso de Administração realizaram consultas empresariais aplicando os conhecimentos aprendidos ao longo do curso em situações reais.

“Desde a criação da faculdade em 2002, Strong Business School trabalha, no fim dos ciclos pares, o projeto integrador denominado Trabalho Acadêmico Interdisciplinar de Práticas Administrativas (TAIPA). O trabalho consistia em realizar um diagnóstico em empresas de pequeno, médio e grande portes de como essas empresas trabalhavam os conceitos acadêmicos até então estudados. A ‘Consultoria Estratégia de Negócios’ (CEN) representa um avanço significativo no aprendizado em relação ao TAIPA”, explica Valmir Aparecido Conde, coordenador e professor do projeto. O objetivo da consultoria é de “inserir o aluno no mundo real das empresas, para vivenciar e trabalhar na prática a solução de problemas reais nas organizações, ainda na graduação”, detalhou Valmir. Como parte do plano de disciplinas do curso de Administração, o projeto é revisto semestralmente, quando passa por alinhamento dos modelos às necessidades do mercado.

Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério

Criado em 1992 e realizado a cada dois anos, o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério busca identificar e divulgar ações inovadoras no campo da educação nas áreas de ensino, inovação científica/pesquisa, extensão, avaliação institucional, processo de gestão, inclusão social, sustentabilidade e ação criativa educacional relevante. Na edição anterior, em 2018, o projeto “Narizes de Plantão”, do Centro Universitário São Camilo/SP, foi o grande vencedor.

As IES participantes concorrem a um prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 15 mil. Para participar foi preciso ter vínculo institucional com alguma IES, pública ou particular, associada ou não à ABMES. Além do prêmio em dinheiro, a Associação destina uma edição anual do ABMES Cadernos à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras. Por meio dessas publicações, as ações ganham visibilidade nas demais IES do Brasil e do exterior.