A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) recebeu o secretário da Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres/MEC), Paulo Roberto Araújo de Almeida, para um bate-papo com as instituições de ensino superior na sede da Associação nesta terça- feira (7). O encontro marcou a retomada das atividades totalmente presenciais do setor depois de quase dois anos.
“Tenho a convicção de que o pior da crise já passou. Nós vamos exercer, nas nossas instituições, o necessário acolhimento aos nossos estudantes. Diante das sequelas da pandemia, o nosso papel como educadores e educadoras vai ser fundamental para acolher e trazer esses estudantes de volta, retomar o crescimento da educação superior” anunciou o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, que mediou o evento. “E, aproveitando tudo o que se aprendeu na pandemia, esses novos tempos serão de inovação, aproveitando o que melhor descobrimos de apoio tecnológico para fazer da aprendizagem algo realmente cada vez mais eficaz”, concluiu. O seminário foi mediado por Niskier, e pelos vice-presidentes, Janguiê Diniz e Débora Guerra.
Paulo Roberto apresentou dados que demonstram o desempenho da Seres/MES ao longo de 2021. Segundo ele, de janeiro a novembro, foram editadas 1.483 portarias, o maior volume desde 2017. A área de Regulação recebeu mais de 28 mil processos, sendo 73% concluídos e 27% em trâmite.
O secretário de Regulação também informou que foram autorizados 1.299 novos cursos de 670 IES. Esses cursos colocam à disposição 418.798 vagas em educação a distância e 113.287, presenciais. “Nós estamos acelerando, e muito. Estamos tentando desburocratizar ao máximo rodando processos simplificados para acabar com os processos novos e represados”, afirmou Paulo Roberto
Também estavam presentes integrantes da equipe da Seres/MEC, Cristiane Dias Lepiane, diretora de Regulação da Educação Superior; Marilise Rosa Guimarães, diretora de Política Regulatória; Valdnei Augusto Rodrigues, diretor substituto da Diretoria de Supervisão da Educação Superior; Felipe dos Santos Borges, coordenador geral de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.
A íntegra do seminário pode ser acessada NESTE LINK (material exclusivo para associados)