Detalhe

No ritmo da última década, meta do PNE para ensino superior será atingida em 2040, diz estudo

06/05/2022 | Por: O Globo | 2649

Análise da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights afirma que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de ampliar o acesso de jovens entre 18 e 24 anos ao ensino superior só será atingida em 2040 num cenário otimista.

Em 2014, a meta 12 do PNE definiu que até 2024 33% dos brasileiros nesta faixa etária estivessem cursando faculdade e que representassem 50% do total de matriculados. Atualmente, a partir dos dados do Censo da Educação Superior 2020, divulgado pelo Inep, esses índices representam 18% e 38%, respectivamente.

De acordo com a análise da ABMES, entre 2010 e 2020, a quantidade de estudantes matriculados em faculdades, universidades e centro universitários com idades entre 18 e 24 anos teve um crescimento médio anual de 4,3% (taxa bruta). No mesmo período, os ingressantes com a mesma faixa etária aumentaram 3,1% ao ano (taxa líquida). Nesse ritmo, o país atingiria as metas em 2027 e 2040, respectivamente.

Em contrapartida, afirma o levantamento, o cenário é mais pessimista se considerados os números do Censo entre 2017 e 2020. A taxa bruta foi de 3,4% e a líquida, 0,6%. Com as informações mais recentes e atualizadas, a meta para chegar aos 50% atrasaria cinco anos (2029) a de 33% não seria alcançada, pois, em 2033 atingiria 20% e ficaria estagnada.

— O maior gargalo hoje é financeiro. Há um estoque grande de alunos que termina o ensino médio e vai para o mercado de trablho porque não tem condição de ingressar no superior pelo investimento — afirma Solon Caldas, diretor executivo na ABMES.

Os desafios para alcançar as metas do PNE fazem parte do debate do XIV Congresso Nacional da Educação Superior Particular (CBESP), que está sendo promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior (Fórum) e a Linha Direta, desde a última quinta-feira em Florianópolis (SC).

Na abertura do evento, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, afirmou durante uma participação on-line de que o Brasil estava perto de cumprir a meta 12. No entanto, ainda faltam 12 pontos percentuais que, segundo a análise da ABMES, podem não ser atingidos.

Na avaliação de Caldas, a reversão de tendência se deu por conta da queda do financiamento público de alunos no ensino superior privado. O Brasil teve, em 2014, mais de 700 mil contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na época, não era preciso fiador nem uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — critérios amplamente criticados por especialistas.

A partir do ano seguinte, houve mudanças das regras — o estudante precisa, por exemplo, tirar pelo menos 450 na prova do Enem — e o número começou a cair. Em 2021, chegou a 47 mil.

— O governo ofecereu 100 mil vagas, mas só foi possível preencher 47 mil porque os critérios afastam os estudantes. Agora para 2022, cortou o orçamento de R$ 8 bi para R$ 5 bi. Em vez de ajustar a política para aumentar a quantidade de estudantes, não, diminui os recursos — explica Solón. — O governo federal acabou com o Fies com o discurso da inadimplência. Mas há soluções. Existe, por exemplo, um modelo na Austrália que o é pagamento atrelado com a renda. Se a gente adapta ele para o Brasil, resolve esse problema.

A sugestão do modelo australiano defendido pela ABMES encontra eco em diversos especialistas em financiamento estudantil no Brasil. Esse formato condiciona o pagamento do empréstimo ao sucesso profissional. Quando a pessoa que tomou empréstimo e se formou tem trabalho, paga a dívida. Caso seja demitida, o débito é congelado. Assim, quem se dá muito bem e fica muito rico paga mais rápido. Já aquele que não consegue acessar o mercado de trabalho, demora mais.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a taxa de inadimplência do Fies no Brasil tem subido progressivamente desde 2014, quando era de 29%. Esse patamar chegou a 50% em 2019 e cresceu para 54% em 2020.

O Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular é um evento itinerante e a cada ano acontece em uma cidade diferente. É uma iniciativa da Revista Linha Direta e do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, organização sem fins lucrativos formada pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen); Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj).


Conteúdo Relacionado

Vídeos

TV Globo | Jornal da Globo - Renegociação de dívidas do Fies poderá ser feita a partir de março

Segundo o Ministério da Educação, um milhão de estudantes estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento do Fies. Número representa uma taxa 51,7% de inadimplência — ou seja, R$ 9 bilhões em prestações não pagas.

 

TV Globo | Bom Dia Amazônia - Diante de vagas ociosas, Fies terá Orçamento 35% menor para 2022

Governo federal já prevê que parte das 111 mil vagas a serem disponibilizadas neste ano não serão preenchidas - seguindo um padrão que já vem de anos anteriores.

 

Legislação

EDITAL SESU Nº 79, DE 18 DE JULHO DE 2022

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies. 


LEI Nº 14.375, DE 21 DE JUNHO DE 2022

Altera as Leis nºs 10.260, de 12 de julho de 2001, 10.522, de 19 de julho de 2002, e 12.087, de 11 de novembro de 2009, para estabelecer os requisitos e as condições para realização das transações resolutivas de litígio relativas à cobrança de créditos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, para estabelecer a possibilidade de avaliação in loco na modalidade virtual das instituições de ensino superior e de seus cursos de graduação, a Lei nº 13.988, de 14 de abril de 2020, para aperfeiçoar os mecanismos de transação de dívidas, e a Lei nº 13.496, de 24 de outubro de 2017; e revoga dispositivos das Leis nºs 13.530, de 7 de dezembro de 2017, 13.682, de 19 de junho de 2018, 13.874, de 20 de setembro de 2019, e 14.024, de 9 de julho de 2020.


EDITAL SESU Nº 56, DE 31 DE MAIO DE 2022

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo de emissão do Termo de Participação pelas mantenedoras de instituições de ensino superior ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de 2022.


Notícias

Fies publica segunda chamada da lista de espera

Prazo para complementação dos dados da primeira chamada acabou na última sexta-feira e, agora, os convocados em segunda chamada têm até 22 de setembro para prestar as informações complementares

Fies: resultados do segundo semestre podem ser consultados; saiba como fazer

Inscrições podem ser complementadas até o dia 17; convocação da lista de espera começa no dia 22

Sancionado projeto que permite renegociação de ate 99% no Fies

Segundo a ABMES, a lei ajuda os estudantes inadimplentes, porém, é preciso rever a forma de financiamento para evitar que a inadimplência volte a aumentar

CBESP apresenta 10 propostas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro

O documento traz dez propostas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

MEC facilita abertura de cursos técnicos pelas universidades privadas

Aval dependerá apenas do ministério para abrir vagas online em vários polos; setor prevê atender demanda do novo ensino médio

Brasil deve atingir meta de matrículas no ensino superior apenas em 2040

Um dos objetivos da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) é colocar 33% da população entre 18 e 24 anos no ensino superior até 2024

Meta do PNE de ter 33% dos jovens na faculdade será alcançada com 16 anos de atraso, diz estudo

O levantamento feito pela consultoria Educa Insights e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) foi divulgado nesta sexta (6) durante o XIV Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, em Florianópolis

Ensino superior privado projeta atraso de 16 anos para atingir meta de jovens nas faculdades

Plano Nacional de Educação previa 33% dos brasileiros de 18 a 24 anos na universidade até 2024; setor defende mudança no Fies, com cobrança somente após o estudante conseguir emprego

Para aumentar vagas de ensino técnico, MEC flexibiliza oferta nas universidades privadas

Ministério passará a autorizar cursos, o que era responsabilidade dos conselhos estaduais de educação; número de matrículas está estagnado desde 2015

Número de alunos em cursos técnicos pode crescer 25% com oferta em faculdades privadas

Em 2019, havia cerca de 1,8 milhão de alunos matriculados nessa modalidade de curso, que tem duração de um ano

CBESP: Experiências internacionais inspiram participantes no segundo dia

Cases de sucesso no exterior foram apresentados em uma manhã de grandes aprendizados disruptivos

CBESP: Experiências nacionais de criatividade e inovação marcam presença no segundo dia

Cases de sucesso no Brasil adotam metodologias disruptivas, valorizam a formação integral do aluno e atendem às demandas do mercado de trabalho

Editora

Revista Estudos nº 45

Criada em 1982, a Revista Estudos, de conteúdo temático, tem como objetivo reunir trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por profissionais reconhecidos nacionalmente, como subsídio ao aprofundamento de debates e de reflexões das instituições de ensino superior. A edição de nº 45 aborda a criatividade e inovação na construção da educação superior pós-pandemia.