Detalhe

Publicado edital do Enade 2022

28/06/2022 | Por: Ministério da Educação | 3445

Foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 27 de junho, o Edital nº 51/2022, referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. As provas do exame serão aplicadas no dia 27 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

O Enade 2022 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes no período de 6 de julho a 31 de agosto, no Sistema Enade.

A participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova. O Enade 2022 avaliará cursos de 26 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes. No grau acadêmico bacharelado, serão avaliados os cursos de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social (jornalismo), comunicação social (publicidade e propaganda), direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia ligados às áreas de avaliação da edição. Os estudantes ingressantes inscritos ficarão dispensados da participação no Enade 2022, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes concluintes inscritos ficam convocados para participarem do Enade 2022, tendo sua regularidade atribuída a partir do preenchimento do questionário e da participação na prova.

Após a inscrição pelos coordenadores, os estudantes concluintes também devem preencher um cadastro de informações pessoais e indicar a eventual necessidade de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, no Sistema Enade.

Enade – Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Confira o Edital n.º 51/2022

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL INEP Nº 51, DE 24 DE JUNHO DE 2022

Tornar públicas as diretrizes, os procedimentos, os prazos e os demais aspectos relativos à realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a ser realizado no ano de 2022.