Detalhe

Universidades privadas de Portugal e do Brasil assinam acordo de cooperação (com áudio)

03/11/2022 | Por: O Jornal Ecónomico | 1819

A Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP), presidida por António Almeida-Dias, e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), liderada por Celso Niskie, assinam um acordo de cooperação esta quarta-feira, 2 de novembro, no Grémio Literário, em Lisboa.

“Há todo o interesse em que os dois sistemas de ensino superior não estatal – o português e o brasileiro – se articulem em várias matérias, nomeadamente no que diz respeito ao recrutamento de estudantes estrangeiros para titulações conjuntas”, afirma António Almeida-Dias, presidente da APESP.

As universidades privadas portuguesas vão promover a mobilidade de alunos, professores, investigadores e gestores de empresas com as universidades privadas brasileiras. O objetivo é estreitar as relações entre as instituições de ambos os países, promovendo o intercâmbio científico e a realização de projetos de investigação em parceria.

Pretende-se, igualmente, que os professores e os investigadores do ensino superior privado português possam enriquecer as suas carreiras, ensinando e investigando em universidades brasileiras.

“Num mundo cada vez mais global, o futuro das universidades portuguesas passa por fortalecerem, cada vez mais, as suas relações de cooperação internacional” salienta António Almeida-Dias,  considerando que estes acordos de cooperação contribuem, por outro lado, para aproximar as relações diplomáticas, académicas e económicas entre países, neste caso concreto entre Portugal e Brasil.

O Acordo de Cooperação entre a APESP e a ABMES também prevê a organização de cursos, seminários e o desenvolvimento de programas de bolsas de estudo. O intercâmbio de bibliografias, materiais didáticos e científicos é igualmente contemplada.

A assinatura do acordo é o culminar de uma semana de visitas às cidades do Porto, Coimbra e Aveiro por uma delegação da ABMES composta por 40 representantes de universidades privadas brasileiras com o objetivo de conhecer várias instituições de ensino superior e empresas portuguesas.

No Brasil, as universidades privadas representam mais de 900 mil estudantes do ensino superior. A ABMES é a maior instituição do sector, congregando cerce de 5.300 unidades educacionais.