Após enfrentar a pandemia da Covid-19, a educação brasileira está se reestruturando e vive um importante momento: a entrada de um novo Governo Federal, que tem objetivos e perspectivas totalmente diferentes da gestão passada. É neste cenário que será realizada a 15ª edição do principal Congresso da educação superior particular do país, o CBESP. Em 2023, o encontro tem como tema central “Liderança inovadora: o desafio da educação superior”.
Segundo Celso Niskier, secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor presidente da ABMES, neste momento de redefinição sobre o futuro da educação o tema da liderança nunca foi tão importante.
“Nós precisamos discutir que tipo de líderes a educação superior precisa, que sejam capazes de atravessar esse momento crítico da nossa história e construir uma ponte para o futuro. Com boas lideranças, a educação terá um futuro. E a inovação, sem dúvidas, é um ponto importante, pois o líder de hoje precisa pensar em como adaptar a sua instituição para as necessidades pós-pandemia”, pontua Niskier.
Representantes governamentais e networking
O Congresso, como já é tradicional, convidará todos os novos agentes públicos do setor educacional para realizar debates e esclarecimentos sobre como serão as políticas públicas nos próximos anos. A ideia é promover uma discussão política propositiva.
Além disso, o CBESP reúne mais de 500 dirigentes de instituições de educação superior (IES) de todo o país, bem como empresas de inovação e tecnologias educacionais.
“Uma das partes mais tradicionais do nosso Congresso é o networking e dessa vez será ainda maior, já que faremos o primeiro CBESP do Cerrado, em um local muito próximo a Brasília”, conta Niskier.
O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, no Tauá Resort Alexânia, localizado a apenas 50 minutos de Brasília/DF. Por isso, está sendo chamado de “CBESP do Cerrado”.
Para todas as instituições
O Congresso contará, entre os palestrantes e participantes, com representantes de instituições de todos os tamanhos, bem como de diferentes tipos como empresariais e filantrópicas. “Nós sempre temos uma diversidade institucional muito bem representada no CBESP. Para o mantenedor de uma instituição pequena, é uma oportunidade de se relacionar com outras instituições e entender um pouco sobre como o mercado está se posicionando, fazer benchmarking, desenvolver relacionamentos e estabelecer parcerias. É uma oportunidade de avanço do negócio”, confirma Niskier.
Formando líderes para o futuro
Em uma conta rápida, Niskier demonstra que o Brasil tem aproximadamente 50 mil líderes educacionais que precisam estar conectados às inovações e tecnologias mais atuais para que o ensino superior avance.
“Se pensarmos que são 2.500 instituições de educação superior no Brasil, cada uma com 3 ou 4 dirigentes, além de mais de 40 mil cursos também cada um com um coordenador, nós temos um potencial de 50 mil gestores educacionais em todo o Brasil. Eles precisam conhecer as novas ferramentas de liderança e posicionamento do líder educacional e principalmente como estimular a inovação nas suas instituições”, diz Niskier. “Por isso, inclusive, teremos três oficinas práticas, que também já é uma tradição do CBESP, com bastante “mão na massa”, para que os participantes possam ter uma experiência enriquecedora e com dicas práticas de como melhorar seu empreendimento educacional”, finaliza.
Inscrições
As inscrições para a 15ª edição do CBESP já estão abertas. Os interessados em participar do Congresso têm até o dia 27 de fevereiro de 2023 para garantir os valores promocionais do 2º lote de inscrições.
Além dos benefícios para inscrições individuais, as instituições associadas a entidades que compõem o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular que realizarem inscrições em grupos com três ou mais participantes também possuem direito a valores diferenciados, basta entrar em contato com a entidade e solicitar o código.
Clique aqui para realizar a sua inscrição.