Detalhe

15ª edição do CBESP debaterá a formação de líderes educacionais inovadores

17/01/2023 | Por: CBESP | 1935

Após enfrentar a pandemia da Covid-19, a educação brasileira está se reestruturando e vive um importante momento: a entrada de um novo Governo Federal, que tem objetivos e perspectivas totalmente diferentes da gestão passada. É neste cenário que será realizada a 15ª edição do principal Congresso da educação superior particular do país, o CBESP. Em 2023, o encontro tem como tema central “Liderança inovadora: o desafio da educação superior”.

Segundo Celso Niskier, secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor presidente da ABMES, neste momento de redefinição sobre o futuro da educação o tema da liderança nunca foi tão importante.

“Nós precisamos discutir que tipo de líderes a educação superior precisa, que sejam capazes de atravessar esse momento crítico da nossa história e construir uma ponte para o futuro. Com boas lideranças, a educação terá um futuro. E a inovação, sem dúvidas, é um ponto importante, pois o líder de hoje precisa pensar em como adaptar a sua instituição para as necessidades pós-pandemia”, pontua Niskier.

Representantes governamentais e networking
O Congresso, como já é tradicional, convidará todos os novos agentes públicos do setor educacional para realizar debates e esclarecimentos sobre como serão as políticas públicas nos próximos anos. A ideia é promover uma discussão política propositiva.

Além disso, o CBESP reúne mais de 500 dirigentes de instituições de educação superior (IES) de todo o país, bem como empresas de inovação e tecnologias educacionais.

“Uma das partes mais tradicionais do nosso Congresso é o networking e dessa vez será ainda maior, já que faremos o primeiro CBESP do Cerrado, em um local muito próximo a Brasília”, conta Niskier.

O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, no Tauá Resort Alexânia, localizado a apenas 50 minutos de Brasília/DF. Por isso, está sendo chamado de “CBESP do Cerrado”.

Para todas as instituições
O Congresso contará, entre os palestrantes e participantes, com representantes de instituições de todos os tamanhos, bem como de diferentes tipos como empresariais e filantrópicas. “Nós sempre temos uma diversidade institucional muito bem representada no CBESP. Para o mantenedor de uma instituição pequena, é uma oportunidade de se relacionar com outras instituições e entender um pouco sobre como o mercado está se posicionando, fazer benchmarking, desenvolver relacionamentos e estabelecer parcerias. É uma oportunidade de avanço do negócio”, confirma Niskier.

Formando líderes para o futuro
Em uma conta rápida, Niskier demonstra que o Brasil tem aproximadamente 50 mil líderes educacionais que precisam estar conectados às inovações e tecnologias mais atuais para que o ensino superior avance.

“Se pensarmos que são 2.500 instituições de educação superior no Brasil, cada uma com 3 ou 4 dirigentes, além de mais de 40 mil cursos também cada um com um coordenador, nós temos um potencial de 50 mil gestores educacionais em todo o Brasil. Eles precisam conhecer as novas ferramentas de liderança e posicionamento do líder educacional e principalmente como estimular a inovação nas suas instituições”, diz Niskier. “Por isso, inclusive, teremos três oficinas práticas, que também já é uma tradição do CBESP, com bastante “mão na massa”, para que os participantes possam ter uma experiência enriquecedora e com dicas práticas de como melhorar seu empreendimento educacional”, finaliza.

Inscrições
As inscrições para a 15ª edição do CBESP já estão abertas. Os interessados em participar do Congresso têm até o dia 27 de fevereiro de 2023 para garantir os valores promocionais do 2º lote de inscrições.

Além dos benefícios para inscrições individuais, as instituições associadas a entidades que compõem o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular que realizarem inscrições em grupos com três ou mais participantes também possuem direito a valores diferenciados, basta entrar em contato com a entidade e solicitar o código.

Clique aqui para realizar a sua inscrição.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Ministro da Educação confirma presença na 15ª edição do CBESP

Camilo Santana, que tomou posse em janeiro de 2023, falará sobre as prioridades da pasta neste novo governo fará sinalizações para o setor