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Universidades discutem as mudanças no ensino com o uso do ChatGPT

09/02/2023 | Por: G1 | 2313

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) se reuniu nesta semana para debater o uso do ChatGPT, ferramenta capaz de criar textos longos em segundos. A discussão nas universidades ainda está começando, mas os especialistas alertam para as mudanças que esse tipo de inteligência artificial pode levar para a sala de aula.

“Tudo aquilo que ameaça, a primeira reação é evitar. Outras ferramentas já apresentaram desafios para educação e foram incorporadas. Uma delas é a calculadora portátil. Muitos diziam que eliminar todo o ensino de aritmética e isso de fato não aconteceu”, diz Celso Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e doutor em Inteligência Artificial.

Um dos desafios será o plágio e a forma de avaliação dos alunos.

“Certamente os educadores terão que usar a criatividade e pensar não só na ameaça imediata, mas também como nós podemos preparar o estudante para trabalhar com a questão ética, por exemplo, de assumir a autoria de um documento para o qual não colaborou”, explica Niskier.

Apesar da máquina ser capaz de conectar frases, a construção do raciocínio ainda é insubstituível. Para Niskier, o importante da sala de aula é ajudar a construir o pensamento do estudante.


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