Durante nossa missão visitaremos uma das universidades mais avançadas em pesquisa, inovação e empreendedorismo do mundo, a Universidade de Waterloo (University of Waterloo).
Por que ela está em nosso roteiro?
- Localizada na província de Ontário, a 110 km de Toronto, a Universidade de Waterloo está entre as 10 melhores universidades do Canadá, sendo reconhecida como a nº 1 do país em pesquisa e focada em inovação e empreendedorismo.
- É considerada a nº 1 no Canadá em experiential learning, método de ensino em que o aluno aprende fazendo e refletindo sobre a experiência que viveu. Seus alunos são considerados os mais criativos e inspiradores do país.
- Oferece mais de 100 cursos de graduação e 190 de pós.
- Possui 30 centros de pesquisa, 13 bibliotecas, mais de 700 laboratórios, 29 restaurantes, 16 coffeeshops, 2 museus, 1 teatro com 1.187 lugares e 1 observatório, além de vários parques e inúmeras instalações esportivas.
- Fundada em 1956, a Waterloo desenvolveu, desde o início, sólidos programas em diversas áreas. As que mais se destacam são ciências da computação, engenharia e business.
- Conta com importantes parcerias com empresas e outras universidades, como o MIT, nos Estados Unidos.
- É a líder Canadense em parcerias com empresas, com 7.100 empresas parceiras, o que a coloca entre as melhores em empregabilidade em toda a América do Norte.
Curiosidades:
- Uma das três únicas mulheres vencedoras de um prêmio Nobel de Física, a professora de física e astronomia Donna Strickland, é formada pela Universidade de Waterloo.
- A universidade também é conhecida por ser responsável pela primeira imagem do buraco negro.
- Possui a incubadora de startups mais produtiva do Canadá, a Velocity.
5ª Delegação ABMES Internacional - Canada Experience
Do dia 6 a 15 de outubro de 2023, gestores, mantenedores e líderes educacionais do Brasil que embarcarem na 5ª Delegação ABMES Internacional – Canada Experience irão vivenciar uma verdadeira imersão acadêmica no que de melhor acontece na educação superior de um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo: o Canadá.
Como já é tradição, os participantes conhecerão a fundo o sistema de ensino superior do país visitado, estabelecendo contatos com pesquisadores e professores para futuros projetos de cooperação e explorando novos modelos educacionais e de inovação na gestão educacional.
A missão passará por Toronto, Montreal e Quebec.
Os eixos temáticos serão:
- Tecnologias educacionais
- Ensino de saúde
- Programas de saúde socializados
- Avaliação e acreditação no ensino superior
- Inovações educacionais
- Inovação na gestão educacional
- Redes sociais e educação
- Projetos de aplicação de tecnologias em escolas do ensino básico
- Projetos para estudantes internacionais
- Vida local - famílias brasileiras que se estabeleceram no Canadá
Serão dias de “mão na massa” e muito aprendizado. Novas ideias, experiências, debates, soluções e muitas pontes estabelecidas.
Clique aqui e confira a programação e os valores.