Detalhe

Por dentro do que acontece no GT "Formação de professores da educação básica"

27/06/2023 | Por: ABMES | 2367

A ABMES participa do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação que debate políticas de melhoria da formação inicial de professores (GT Formação de professores da Educação Básica).

O grupo está construindo coletivamente um relatório que trará pontos apontados durante os encontros como melhorias essenciais nas políticas de formação de professores para a Educação Básica, como:

  1. Discussões sobre as Resoluções do CNE/CP nº 02/2019 e nº 01/2020;
  2. Aperfeiçoamento da regulação dos cursos de licenciatura ofertados na modalidade a distância (EAD);
  3. Elaboração de diagnóstico detalhado acerca dos desafios para equilibrar a oferta e a demanda por professores no país;
  4. Formulação de um plano nacional de valorização dos profissionais do magistério que articule formação, carreira, remuneração e condições de trabalho;
  5. Reafirmação do papel da CAPES na formação inicial e continuada de professores;
  6. Aprimoramento do ENADE das Licenciaturas;
  7. Institucionalizar e ampliar as iniciativas voltadas para o fortalecimento da formação teórico-prática dos licenciandos;
  8. Desenvolvimento de ações com foco específico na formação de professores para as modalidades; e
  9. Desenvolvimento de ações com foco específico na formação de professores alfabetizadores.

As contribuições da ABMES estão sendo colocadas no grupo pela nossa representante, Profa. Carmem Oliveira, e elas têm como foco, especialmente, discutir a concomitância entre as DCNs de Formação de Professores e as DCNs específicas dos cursos de licenciatura; o detalhamento da implementação da Resolução CNE/CP nº 2/2019 no âmbito das avaliações in loco, pensar mudanças na dinâmica das avaliações, bem com a inclusão de mais indicadores específicos aos cursos de Licenciatura, bem como a atualização dos indicadores específicos em acordo com as DCNs em vigor.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 30 dias. 
Clique aqui e confira o Sumário Executivo elaborado pelo grupo.


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA MEC Nº 718, DE 13 DE ABRIL DE 2023

Ficam designados os representantes titulares e suplentes indicados pelos órgãos, entidades e movimentos sociais relacionados no art. 4º da Portaria nº 478, de 2023, conforme relação constante do Anexo desta Portaria.


RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).


Notícias

ABMES participa de seminário sobre Financiamento Estudantil promovido pelo MEC

Bruno Coimbra compôs a mesa “Experiências com a seleção de vagas no Fies I” e, em sua fala, fez um breve resumo do que tem sido discutido sobre o Fies nos últimos anos

Fórum Nacional de Educação coloca ensino médio e formação de professores em pauta

O Diretor Jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, representou a entidade na reunião do FNE, que contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana

ABMES participa de debate sobre pós-graduação no CNE

Na ocasião, a ABMES foi representada por seu Diretor Jurídico, Bruno Coimbra

Por dentro do que acontece no Fórum Nacional de Educação (FNE)

No último encontro do grupo, realizado no dia 26 de junho de 2023, entre outros temas, foi debatida a importância da participação social, do orçamento participativo e do Plano Plurianual (PPA)

Entidades do Setor unidas em defesa da alíquota neutra para a Educação

Ontem, na luta por uma política tributária justa, a ABMES e o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, uniram forças ao relator da Reforma Tributária, Deputado Aguinaldo Ribeiro, aos Deputados Moses Rodrigues, Átila Lira e Eduardo Bismarck, e a outros representantes do setor, para garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento educacional

ABMES contribui para a política educacional de cursos de graduação a distância

A Associação participou de Grupos de Trabalho da SERES/MEC, subsidiando políticas para cursos de Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade EaD