A ABMES participa do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação que debate políticas de melhoria da formação inicial de professores (GT Formação de professores da Educação Básica).
O grupo está construindo coletivamente um relatório que trará pontos apontados durante os encontros como melhorias essenciais nas políticas de formação de professores para a Educação Básica, como:
- Discussões sobre as Resoluções do CNE/CP nº 02/2019 e nº 01/2020;
- Aperfeiçoamento da regulação dos cursos de licenciatura ofertados na modalidade a distância (EAD);
- Elaboração de diagnóstico detalhado acerca dos desafios para equilibrar a oferta e a demanda por professores no país;
- Formulação de um plano nacional de valorização dos profissionais do magistério que articule formação, carreira, remuneração e condições de trabalho;
- Reafirmação do papel da CAPES na formação inicial e continuada de professores;
- Aprimoramento do ENADE das Licenciaturas;
- Institucionalizar e ampliar as iniciativas voltadas para o fortalecimento da formação teórico-prática dos licenciandos;
- Desenvolvimento de ações com foco específico na formação de professores para as modalidades; e
- Desenvolvimento de ações com foco específico na formação de professores alfabetizadores.
As contribuições da ABMES estão sendo colocadas no grupo pela nossa representante, Profa. Carmem Oliveira, e elas têm como foco, especialmente, discutir a concomitância entre as DCNs de Formação de Professores e as DCNs específicas dos cursos de licenciatura; o detalhamento da implementação da Resolução CNE/CP nº 2/2019 no âmbito das avaliações in loco, pensar mudanças na dinâmica das avaliações, bem com a inclusão de mais indicadores específicos aos cursos de Licenciatura, bem como a atualização dos indicadores específicos em acordo com as DCNs em vigor.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 30 dias.
Clique aqui e confira o Sumário Executivo elaborado pelo grupo.