A tecnologia foi transformada em aliada para o programa Casa Viva, em Santa Rita do Sapucaí (MG). O projeto do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), instituição associada à ABMES, atende alunos da rede pública e ensina a eles temas como eletrônica e robótica.
O Inatel participa da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela ABMES, desde a primeira edição, em 2005.
O Inatel cas@viva
Em novembro de 2002, foi inaugurado um programa de responsabilidade social, que já transformou a realidade de diversas pessoas da comunidade de Santa Rita do Sapucaí - MG: o Inatel cas@viva.
O objetivo do programa é promover a inclusão social e a educação tecnológica para a comunidade carente, composta por adultos, além de jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da Rede Pública do município.
Além de contar com todo o apoio do Inatel, os alunos participantes do programa são beneficiados com material didático, camiseta, transporte e lanche. Outro fator positivo que tem sido percebido pela instituição é a presença da família na educação desses jovens, em 80% dos casos de reuniões na sede do Inatel cas@viva .
Estrutura
Com estrutura própria, adquirida pelo Inatel, o programa dispõe de quatro laboratórios de informática equipados com ar condicionado, data show (projetor multimídia), ambiente próprio para estudos de robótica, e computadores para uso individual.
Além disso, também fazem parte da estrutura do Inatel cas@viva: copa e sanitários, uma sala de atividades, salas para acomodação de funcionários e área de lazer e integração.
Educadores para voluntariado
Os educadores voluntários são os próprios estudantes do Inatel, desde a graduação até o mestrado, que possuem preparo e respaldo para a realização das tarefas no programa.
Contudo, o Inatel cas@viva é aberto à colaboração voluntária de instituições, profissionais, acadêmicos e cidadãos da comunidade local: tudo sob orientação e coordenação do Inatel.
Os interessados podem participar de um processo seletivo do programa, com inscrições no início do semestre, e aguardar os resultados. Outros detalhes podem ser obtidos pelo telefone (35) 3471-9434.
CLIQUE AQUI e conheça o projeto.