A reportagem da Tribuna Independente "Moeda social criada em parceria com universidade impulsiona economia na periferia", dos jornalistas Lucas França e Thayanne Magalhães, venceu na categoria “Regional – Escrito” do 6º Prêmio ABMES de Jornalismo, que aconteceu na noite desta terça-feira (8), em Brasília. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou as reportagens finalistas no dia 7 de julho passado. A matéria finalista da dupla foi publicada no jornal Tribuna Independente no dia 21 de abril deste ano.
O prêmio, de alcance nacional, premiou também reportagens inscritas regionalmente. “Estou tendo, mais uma vez, uma noite feliz de realização com uma pauta que trata de um assunto social, que é a educação, algo primordial na sociedade para diminuir a desigualdade. A nossa matéria tratou da moeda social do Vergel, que foi criada pela Universidade Federal de Alagoas e ajuda a movimentar a economia de um bairro periférico em Maceió. O texto mostra como a educação e a universidade podem influenciar na realidade de uma comunidade. Estar em Brasília ganhando esse prêmio na categoria Regional é muito satisfatório. Muito feliz de estar representando Alagoas e o jornal Tribuna Independente”, afirmou a jornalista Thayanne Magalhães.
O jornalista Lucas França não esteve na cerimônia do prêmio em Brasilia, mas soube do resultado pela sua colega de pauta e comemorou de casa. "Faço das palavras de Thayanne, as minhas palavras''. Na categoria “Regional – Escrito”, também estavam disputando, com a matéria da Tribuna Independente, as reportagens: "Como inserir os jovens de baixa renda no mercado de profissões do futuro", do Diário do Nordeste, e "EAD populariza ciência e faz brasileiros voltarem para sala de aula", do jornal Diário da Região. O evento da noite desta terça-feira contou com a presença de várias personalidades políticas, como o ministro da Educação, Camilo Santana.