Detalhe

Programação acadêmica da 5ª Delegação ABMES Internacional é encerrada em uma das universidades mais bem classificada da América do Norte

25/10/2023 | Por: ABMES | 1642

A programação acadêmica da 5ª Delegação ABMES Internacional - Canada Experience foi encerrada com uma visita à Universidade Concordia, uma das universidades mais bem classificada da América do Norte.

Localizada em Montreal e com menos de 50 de anos de história, a Universidade Concordia possui direções estratégicas para o futuro, a partir de uma visão ousada e transformadora das questões mais importantes do mundo contemporâneo.

“A impressão que tivemos com essa visita foi fantástica. Essa é uma universidade única dentro do ecossistema canadense, especializada na conexão com a comunidade e também em inovação. Saímos daqui com a mente aberta e dispostos a adaptar as ideias e as parcerias firmadas para a realidade brasileira”, explicou Celso Niskier, diretor presidente da ABMES.

“Estamos muito felizes em receber a delegação da ABMES em Concordia. Nós estamos no centro de Montreal, em um local extremamente inovador na América do Norte. Acredito que, ao nos conhecermos melhor, poderemos trabalhar em conjunto. Eu penso que o Brasil e Montreal possuem muitos desafios em comum e, por isso, podemos aprender juntos. Observar a energia do grupo e a interação com nossos palestrantes é revigorante”, disse Julio Sevilla, gerente de Projetos Internacionais da Universidade Concordia. 

Acordo de cooperação
Durante a visita, a ABMES assinou um memorando de entendimento com a Universidade Concordia com o objetivo de promover projetos acadêmicos de cooperação entre Brasil e Canadá. 

O documento visa implementar iniciativas viáveis mutuamente focadas nas seguintes áreas: programas de treinamento; compartilhamento de informações científicas e melhores práticas em áreas de interesse mútuo; pesquisa colaborativa; elaboração conjunta de projetos acadêmicos e congressos e outras colaborações acadêmicas, incluindo intercâmbio de professores.

O documento servirá como um "guarda-chuva", porém, dentro do acordo, as IES poderão criar termos aditivos individuais para atender a seus interesses específicos.

Canada Experience
A 5ª Delegação ABMES Internacional - Canada Experience, que ocorre entre os dias 6 de outubro e 15 de outubro, foi iniciada em Toronto, passando por Montreal e Quebec. Durante os dez dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais estão conhecendo as instituições destaques do país, que é um dos mais desenvolvidos do mundo.