Outubro foi um mês marcado por pautas internacionais na ABMES. E, além disso, também foi um período de forte atuação política e importantes resultados para a Associação e todo o setor educacional.
No dia 4 de outubro, a ABMES participou do anúncio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, do edital para credenciamento de novos cursos privados de medicina, dentro do programa Mais Médicos. A medida vai criar 5.700 vagas em 95 cursos, distribuídos em 1719 municípios.
No dia seguinte, 5 de outubro, atendendo a pedido da ABMES, o MEC publicou o edital nº 75, de 5 de outubro de 2023, com as “regras complementares incluídas à edição do Enade a ser realizada no ano de 2023”. O texto confirma que a regularidade dos estudantes poderá ser verificada pela própria IES, entre os dias 1º de dezembro de 2023 e 03 de janeiro de 2024, mediante os procedimentos listados no edital.
5ª Delegação ABMES Internacional
E já no dia 6 de outubro, a 5ª Delegação ABMES Internacional decolou rumo ao Canadá. Durante 10 dias, o grupo visitou quatro instituições canadenses; firmou três acordos de cooperação; participou de debates e aprendizados sobre temas como Medicina, Empreendedorismo, Inteligência Artificial, Inovação, Aprendendo com a Vivência, Incubadoras, Laboratórios, Organização
Associativa Interamericana, Novas Gerações, além de vivências sob a visão das instituições de educação superior (IES) do país, com espaço para interação em todos os momentos. – Clique aqui e confira o relatório final
Censo da Educação Superior 2022
No dia 10 de outubro, o Ministério da Educação divulgou os Dados do Censo da Educação Superior 2022. A ABMES deu entrevista para diversos jornais nacionais falando dos principais números divulgados, especialmente sobre o crescimento da Educação a Distância (EAD).
Eventos e reuniões
O diretor presidente, Celso Niskier, participou no dia 19 de outubro do evento Edu Mission Summit, em São Paulo/SP, promovido pela Humus. Palestrante do painel “o futuro da educação”, Niskier falou sobre os Quadrantes Híbridos, apresentou os dados do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE) e também comentou os números do Censo da Educação Superior 2022.
Também participaram do painel, Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna e João Paulo Bittencourt, gerente de Ensino Superior na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Dando prosseguimento à pauta internacional, a convite do Ministro da Educação do Reino Unido, Nick Gibb MP, Celso Niskier, participou do evento “Educação Baseada em Evidências: a importância da avaliação para impacto na aprendizagem”, realizado no dia 24 de outubro, na Embaixada do Reino Unido, em Brasília/DF. O evento foi moderado por Kelly Tavares, Chefe para Educação na América Latina e Caribe do Governo Britânico, e contou com a presença do presidente do Inep, Manuel Palacios, entre outras autoridades.
No dia seguinte, 25 de outubro, na parte da manhã, a Associação realizou um seminário virtual sobre “Aplicação de métodos preditivos na educação superior”. Já na parte da tarde, Celso Niskier, se reuniu com o Ministro da AGU, Jorge Messias, para dialogar sobre assuntos relevantes da regulação da educação superior. Os grandes temas sempre passam pelo crivo da consultoria jurídica, sendo uma oportunidade de discutir os rumos do atual sistema.
Quase encerrando o mês de outubro, no dia 30, a Associação ABMES) participou, a convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do lançamento do “Fórum BNDES Direito e Desenvolvimento”, no Rio de Janeiro/RJ. Bruno Coimbra, diretor jurídico da ABMES, representou a entidade no evento. A presença do setor educacional e a proximidade com o BNDES é essencial para a construção de caminhos para que as instituições de educação superior também possam acessar as políticas públicas de desenvolvimento e sustentabilidade ofertadas pelo Banco.
Enade 2022
Por fim, no dia 31 de outubro, a ABMES acompanhou a divulgação dos resultados do Enade 2022. Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou mudanças na avaliação das licenciaturas: a partir do próximo ano, esses cursos serão avaliados todos os anos, e não no ciclo de três anos; haverá uma revisão da matriz de referência que compõe os itens da prova e avaliação do estágio supervisionado e o Inep vai definir uma nota de corte para estabelecer os desempenhos mínimos esperados, assim, o governo terá o percentual de alunos concluintes com desempenho adequado.