Detalhe

Curricularização da extensão nas IES: parceira da ABMES auxilia na Implementação do processo

09/01/2024 | Por: ABMES | 1273

Em dezembro de 2022, por meio de resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), ficou estabelecido que as instituições de ensino superior (IES) devem reservar 10% da carga horária total dos cursos de graduação - presenciais e educação a distância (EAD) - para atividades extensionistas que envolvam diretamente as comunidades externas às IES, como programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços. 

A curricularização da extensão responde a uma demanda da Constituição Federal, que visa o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos quatro anos, as instituições de ensino superior buscaram formas de alterar o Projeto Pedagógico Institucional e os Projetos Pedagógicos dos Cursos para cumprir as exigências. Porém, muitas não conseguiram realizar a implementação, mantendo-se num estágio inicial. 

A empresa DreamShaper, especializada em Aprendizagem Baseada em Projetos, apoia instituições de ensino na implementação de metodologias ativas, por meio da sistematização do trabalho com projetos de forma inovadora, escalável e eficiente. Parceira da ABMES, a DreamShaper tem ajudado as IES na curricularização da extensão. 

Como o serviço funciona
Para ajudar as IES nessa jornada, a DreamShaper desenvolveu um teste para ajudar gestores e coordenadores das IES a descobrirem como estão os andamentos de seus projetos de curricularização. Além disso, a empresa compartilha dicas de como trabalhar e praticar a extensão, possibilitando uma oportunidade para as IES de organizar uma importante inovação pedagógica com eficiência operacional e financeira. 

Usando a metodologia citada, a empresa proporciona o acompanhamento, monitoramento e registro das atividades realizadas pelos alunos. O Ecossistema Brasília Educacional e a Faculdade Única, de Ipatinga (MG), são duas das instituições que aplicaram a técnica com a DreamShaper e tiveram bons resultados.  

Sobre a DreamShaper 
A DreamShaper é uma EdTech especializada em Aprendizagem Baseada em Projeto que apoia Instituições de Ensino em mais de 20 países na implementação de metodologias ativas, por meio da sistematização do trabalho com projetos de forma inovadora e eficiente. Agende uma conversa!