Detalhe

Discurso de Janguiê Diniz - ABMES 43 anos

05/08/2025 | Por: ABMES | 1399
Foto: Felipe Pierre/ABMES Foto: Felipe Pierre/ABMES
Hoje, celebramos os 43 anos da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a nossa ABMES. 
 
É grande a responsabilidade de falar sobre uma instituição cuja trajetória é marcada pela atuação coletiva e pela defesa intransigente da educação como direito fundamental de todo cidadão e como motor do desenvolvimento nacional.
 
Quando, em 1982, um grupo de educadores visionários e obstinados se uniu para fundar a ABMES, o Brasil vivia um período de intensas mobilizações por mudanças políticas e sociais; movimento esse que, pouco tempo depois, culminaria no fim da ditadura militar e na redemocratização do país.
 
Naquele contexto, a educação privada ainda era vista com certa desconfiança. Foi necessária muita coragem, determinação e profundo compromisso com a agenda educacional para dar início a uma entidade que nascia para defender, representar e articular os interesses legítimos de um setor fundamental para o presente e o futuro do país.
 
Sim, meus amigos e minhas amigas. A ABMES foi fundada por lideranças pioneiras que entenderam que o Brasil só avançaria verdadeiramente se colocasse a educação no centro do seu projeto de nação. 
 
E, mais do que isso: compreenderam que o setor privado teria um papel decisivo na ampliação do acesso à educação superior, na interiorização da oferta, na inovação metodológica e na formação de profissionais essenciais para o desenvolvimento do país.
 
Desde então, a ABMES tem sido uma voz ativa, respeitada e presente nos principais fóruns de debate sobre educação. Atuamos em prol da liberdade educacional, da melhoria regulatória, da qualidade acadêmica e da sustentabilidade institucional. 
 
Fomos protagonistas em importantes conquistas, como a expansão dos programas de financiamento estudantil e de bolsas de estudo; no reconhecimento da educação a distância como um modelo legítimo e eficaz; além de inúmeros avanços no marco regulatório que permitiram a profissionalização e o amadurecimento do setor.
 
Nada disso teria sido possível sem o trabalho incansável e a determinação dos presidentes que me antecederam. Com coragem, visão e profundo compromisso com o setor, conduziram a ABMES na sua caminhada até os dias atuais. Rendo minha homenagem aos saudosos Cândido Mendes, Édson franco e Gabriel Mário Rodrigues, líderes que marcaram a história da entidade com inteligência e espírito público, e ao meu atual vice-presidente, Celso Niskier, cuja dedicação e entrega seguem sendo fundamentais para a trajetória da nossa associação.
 
Contudo, quero dizer a vocês, gestores, mantenedores, jornalistas e homenageados aqui presentes: a ABMES não ficou presa ao passado. Ao longo dos anos, a associação tem se reinventado, acompanhando as transformações da sociedade e respondendo, com protagonismo, aos desafios impostos pelo cenário disruptivo deste século 21.
 
Criamos publicações técnicas, plataformas digitais e eventos de grande relevância, como os seminários mensais e a campanha da responsabilidade socioambiental do ensino superior particular. Além disso, estabelecemos uma sólida atuação junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário.
 
Mas, o mais importante: a ABMES nunca perdeu a sua essência. Continuamos firmes no propósito de servir às mantenedoras de educação superior; influenciar políticas públicas; e contribuir com ideias, dados e soluções para que alcancemos um sistema educacional mais justo, inclusivo e eficiente. É neste espírito de celebração da nossa história e de compromisso com o futuro que, nesta tarde, vivenciaremos dois momentos muito simbólicos.
 
O primeiro deles consiste na entrega da comenda Ordem ABMES do Mérito da Educação Superior. Esta honraria reconhece personalidades que, por sua atuação técnica, política, acadêmica ou institucional, contribuem de forma significativa para o fortalecimento da educação superior em nosso país. 
 
Cada homenageado carrega consigo uma trajetória de impacto, que inspira, transforma e mobiliza. São pessoas que não apenas falam sobre educação, mas a vivem, a defendem e a promovem com integridade e visão. 
 
Por isso, não posso deixar de expressar o meu muito obrigado e sincero reconhecimento 
  • Ao ministro do Superior Tribunal de Justiça - Paulo Dias de Moura Ribeiro;
  • Ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho - Alexandre de Souza Agra Belmonte;
  • Ao senador da República - Veneziano Vital do Rêgo; 
  • Ao deputado federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados - Maurício Carvalho;
  • Ao conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - Mauro Luiz Rabelo; 
  • E ao reitor do Centro Universitário Christus, o Unichristus - José Lima de Carvalho Rocha.
O segundo momento, aguardado com muita expectativa por todos aqui presentes, consiste no anúncio e na premiação dos vencedores da 8ª edição do prêmio ABMES de jornalismo. a iniciativa reafirma o compromisso da associação com a valorização da imprensa livre, responsável e qualificada. 
 
Em tempos marcados por desinformação e superficialidade, reconhecer o trabalho de jornalistas que se debruçam sobre os temas educacionais com profundidade, ética e sensibilidade é um ato de reconhecimento à própria democracia.
 
As reportagens premiadas nesta edição mostram como a educação superior impacta vidas, movimenta economias locais, transforma territórios e abre portas para trajetórias muitas vezes invisibilizadas. E é justamente por isso que a imprensa se torna uma grande aliada da educação: porque ajuda a dar visibilidade àquilo que realmente importa.
 
Aos homenageados com a comenda e aos vencedores do prêmio ABMES de jornalismo, nossos mais sinceros parabéns e agradecimentos. Vocês também fazem parte da história que estamos celebrando hoje.
 
Por fim, quero deixar uma mensagem de confiança e esperança. Estamos vivendo tempos desafiadores, é verdade. Mas também são tempos de reinvenção, de abertura para o novo, de fortalecimento das redes de colaboração e de resgate do essencial. E, nesse contexto, a ABMES está pronta para seguir sua missão com seriedade, inovação e compromisso com o brasil.
 
Celebrar 43 anos é olhar para trás com orgulho e para a frente com responsabilidade. Que venham muitos outros anos de trabalho, de conquistas e de transformação.
Logo, firmem o passo, peguem o ritmo e sejamos obstinados que dá!
 
Muito obrigado e que Deus abençoe a todos!

Conteúdo Relacionado

Vídeos

GRANDES EDUCADORES - um resgate histórico da educação superior privada brasileira

Em um momento de celebração e reflexão sobre os rumos da educação, a ABMES tem a honra de apresentar um resgate histórico emocionante. A Associação lançou, no dia 5 de agosto de 2025, um documentário inédito que nos leva aos bastidores da criação da educação superior particular no Brasil. Nas vozes de pioneiros como Antônio Carbonari, Paulo Cardim, Pedro Chaves, Wilson Matos e Getúlio Américo, o filme revive o cenário político da época, as barreiras vencidas e os sonhos que construíram o presente. Este não é apenas um filme. É uma homenagem, uma fonte de inspiração e um lembrete poderoso de que, para inovar, precisamos honrar nossa história. Confira!

Notícias

ABMES anuncia os vencedores da 8ª edição do Prêmio de Jornalismo

Foram premiados sete trabalhos nas categorias Nacional (Escrito, Áudio e Vídeo), Regional (Escrito, Áudio e Vídeo) e na nova categoria: Jornalismo Universitário

ABMES homenageia o ministro do TST Alexandre Belmonte por relevantes contribuições para a educação superior

Programação pelos 43 anos da Associação inclui seminário sobre marketing digital para captação de alunos e anúncio dos vencedores da 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo

Menções honrosas estreiam no Prêmio de Jornalismo com reconhecimento a iniciativas de impacto e trajetórias inspiradoras

Jornalista Amigo da Educação e projeto de extensão universitária são destaques na edição de 2025 da premiação

Conheça os finalistas do 8º Prêmio ABMES de Jornalismo

Edição de 2025 bateu o recorde de inscrições e reforça a valorização da imprensa na cobertura da educação superior brasileira