É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) comunica o falecimento de Antônio Carbonari Netto, ocorrido nesta segunda-feira (27/10/2025). “Professor Carbonari”, como era conhecido, é um dos nomes mais influentes e visionários do ensino superior particular brasileiro.
O educador que transformou a ascensão social no Brasil
É com imensa tristeza que a comunidade acadêmica e o setor de ensino superior privado se despedem de Antônio Carbonari Netto, um matemático, empreendedor e educador cuja visão e audácia foram pilares na democratização do acesso à educação no Brasil. Sua trajetória de vida se confunde com o desenvolvimento e a expansão do ensino superior brasileiro nas últimas décadas.
“As instituições particulares, muitas vezes, têm um perfil de preparação de mão de obra de nível superior e profissional e não exclusivamente para a pesquisa. Obrigadas, por via de normas legais, a cumprir certos perfis que são prioritariamente das instituições estatais, a pesquisa pura e aplicada, com cursos superiores prioritariamente no período diurno, elas suprem um mercado para os jovens trabalhadores, no período noturno. Que serviço de inclusão social hein!” Antônio Carbonari Netto para o Memorial Comemorativo de 40 anos da ABMES.
Trajetória de vida e legado na educação
Natural de Botucatu (SP), Carbonari Netto iniciou sua carreira como professor de Matemática, forjando uma base sólida que o levaria a se tornar um dos gestores educacionais mais importantes do país.
Sua contribuição mais notável foi como fundador do Grupo Anhanguera Educacional em 1994. Sob sua liderança, a Anhanguera se consolidou como um gigante do setor, pautada pela missão de oferecer ensino de qualidade e acessível, em especial para os estudantes das classes C e D. Carbonari tinha o dom de conciliar a gestão empresarial com a causa social, defendendo que o diploma universitário era a chave para a transformação social e econômica das famílias brasileiras.
Ao longo de sua vida, ele dedicou sua expertise a diversas instituições e conselhos importantes: foi Secretário-Geral e Pró-Reitor Acadêmico da Universidade São Francisco (USF) e atuou em outros grupos, como a Anhembi Morumbi; foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) e contribuiu com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.
Sua visão não se limitou ao Brasil. Em uma demonstração de seu espírito empreendedor contínuo, aos 64 anos, ele fundou a Miami University Of Science & Technology (MUST University) nos Estados Unidos, com o objetivo de preparar jovens brasileiros e latino-americanos para o mercado de trabalho global.
Em 2024, Carbonari recebeu da Universidade Guarulhos (UNG) o título de Doutor Honoris Causa em reconhecimento à sua notável trajetória e atuação no desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil.
O pilar na ABMES
A atuação de Antônio Carbonari Netto na Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é um capítulo à parte e de inestimável valor para a entidade, sendo uma voz ativa e um líder estratégico.
Carbonari participou da fundação da ABMES e atuou em pautas que mudaram a educação superior brasileira, como a criação do ProUni, projeto do qual tanto de orgulhava. O educador foi membro do Conselho de Administração da Associação e membro do Conselho da Presidência. Sua participação na alta cúpula da ABMES consolidou sua influência na defesa do ensino superior privado e na formulação de políticas públicas.
Em reconhecimento à sua excelência, Carbonari Netto foi um dos homenageados com o Prêmio ABMES em 2006, na categoria "Administração de Instituições de Ensino Superior", um testemunho de sua competência e impacto positivo.
Sua figura representa a sinergia entre o empreendedorismo e a vocação educativa. Como ele mesmo ensinava: "O gestor educacional hoje tem que ser profissional", dominando não apenas pedagogia, mas também custos, marketing e planejamento.
O legado de Antônio Carbonari Netto permanece vivo nas milhares de vidas que ele ajudou a transformar. Seu pioneirismo continuará inspirando mantenedores, gestores e, acima de tudo, os estudantes que ele dedicou sua vida a servir.
“Precisamos pensar: a qualidade do ensino para poucos ou uma qualidade ‘média’ para muitos? Pois o que sabemos é que ter a pior faculdade do Brasil ainda é melhor do que não ter nenhuma.” - Antônio Carbonari Netto no documentário “GRANDES EDUCADORES - um resgate histórico da educação superior privada brasileira”




