Detalhe

ABMES e MEC promovem workshop sobre operacionalização do SisFIES

08/05/2012 | Por: ABMES | 4891

A Associação de Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou nesta manhã de terça-feira (8/5) o workshop “Treinamento SisFIES para membros das CPSAs”, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de orientar membros das Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) sobre a operacionalização do sistema informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o SisFIES.

O encontro foi realizado em Brasília e contou com a presença de cerca de 130 representantes de comissões de universidades e faculdades particulares de diversos estados brasileiros. O workshop foi transmitido ao vivo também pela internet, através do ABMES TV, possibilitando o acompanhamento simultâneo de interessados em todo o país.

O encontro foi realizado a fim de sanar uma preocupação comum entre o Ministério da Educação, a ABMES e o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular no que diz respeito às dificuldades e problemas encontrados pelas CPSAs na operacionalização do SisFIES.

Dividido em dois momentos – para orientações práticas e debate –, o workshop contou com a presença da equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC e responsável pela administração do Fies. Participaram da mesa de discussões Antonio Corrêa Neto, diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE; Flávio Carlos Pereira, coordenador geral de Suporte Operacional do Financiamento Estudantil; Walter Lúcio Pacheco, coordenador geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil; Salatiel Batista Correia, gerente de Sustentação do SISFIES; Edione Vieira e Fábio da Silva Sena, assessores do FNDE.

Durante a apresentação, foram simuladas as etapas de inscrição, aditamento e transferência de contratos do financiamento. Os membros das comissões puderam visualizar as telas do sistema disponíveis tanto para as instituições quanto para os alunos, identificando erros recorrentes que dificultam e atrasam os procedimentos. Uma das preocupações demonstradas pelo FNDE diz respeito à dificuldade, por parte das instituições, ao relatar demandas de erro e dúvidas ao MEC.

Os membros da CPSAs tiveram a oportunidade também de comentar as falhas no sistema e no processo de fechamento de contratos, como os erros no atendimento 0800 oferecido pelo MEC para orientação das instituições, que atrasam ainda mais a solução de problemas.

As apresentações, vídeos e áudios produzidos durante o encontro estarão disponíveis em breve no portal da ABMES - www.abmes.org.br, onde poderá ser possível conferir, detalhadamente, as dúvidas e orientações apresentadas.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Workshop: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs (I)

Data:08/05/2012

Descrição:Abertura do "Workshop ABMES/MEC: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs", de 08 de maio de 2012

Download

Áudio: Workshop: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs (II)

Data:08/05/2012

Descrição:Exposição da equipe técnica do FNDE durante o workshop da ABMES de 08 de Maio de 2012

Download

Áudio: Workshop: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs (dúvidas)

Data:08/05/2012

Descrição:Esclarecimento às dúvidas dos participantes do workshop "Treinamento SisFIES para membros das CPSAs", realizado no dia 08 de maio de 2012

Download

Vídeos

Workshop: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs (dúvidas)

Esclarecimento às dúvidas dos participantes do "Workshop ABMES/MEC: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs", realizado no dia 08 de maio de 2012

Workshop: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs (II)

Exposição da equipe técnica do FNDE durante o workshop da ABMES de 08 de Maio de 2012

Workshop: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs (I)

Abertura do "Workshop ABMES/MEC: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs", de 08 de maio de 2012

Eventos

Workshop ABMES/MEC: Treinamento SisFIES para membros das CPSAs

Tendo em vista a preocupação do MEC sobre as dificuldades encontradas pelas CPSAs na operacionalização do SisFIES, a ABMES promoverá um workshop de treinamento para os membros das comissões nas instituições. O evento será no dia 8 de maio com a participação do FNDE/MEC e é gratuito para associados.

08/05/2012