Já está disponível no Portal do Inep na Internet o Sistema Enade, cujo uso é reservado a Procuradores Educacionais Institucionais (PI), coordenadores de cursos superiores participantes do Enade 2012 e estudantes habilitados a participar da edição deste ano do Exame, desde que inscritos pelas respectivas Instituições de Educação Superior (IES).
O objetivo do sistema é coletar e disseminar informações dos participantes e dos cursos em que estão matriculados. E será também o principal meio de comunicação entre a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP) – responsável pela organização do Enade –, as IES e os estudantes inscritos. Portanto, a orientação é de que o Sistema Enade seja constantemente consultado.
Estudantes em situação irregular perante o Enade
Estudantes em situação irregular perante o Enade (edições anteriores) estão habilitados a participar da edição deste ano do Exame, nos termos da Portaria Normativa nº. 6/2012. Eles também devem ser inscritos pelas IES, a fim de obter o componente curricular obrigatório para a colação de grau e a emissão dos diplomas de conclusão da graduação.
Enade 2012
Serão avaliados em 2012 os cursos que:
- conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (que podem ser organizados em subgrupos que permitam a avaliação de componentes específicos da área), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e
- conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Todas as funções do Sistema Enade estão detalhadas no Manual do Enade 2012, disponibilizado no Portal do Inep na Internet por meio do link http://portal.inep.gov.br/manual-do-enade.