Detalhe

ABMES completa 30 anos e recebe homenagem no Plenário do Senado

03/09/2012 | Por: ABMES | 3742

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que está completando 30 anos de atividades, foi homenageada hoje, dia 3, em uma Sessão Especial no Plenário do Senado requerida pelo senador Cristovam Buarque, como reconhecimento aos trabalhos realizados para o desenvolvimento da educação brasileira.

O requerimento foi assinado também pelos senadores Ana Amélia (PP/RS), Martha Suplicy (PT/SP), Flexa Ribeiro (PSDB/PA), Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e Valdir Raupp (PMDB/RO).

Durante o discurso, o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, disse que esses 30 anos mostram que a instituição está cumprindo os seus propósitos. “O Memorial Comemorativo lançado hoje comprova a multiplicidade das atividades realizadas visando informar e aprimorar as formas do melhor desempenho da gestão educacional”, falou professor Gabriel. 

Ainda de acordo com o presidente, as entidades de ensino superior particular têm sido fundamentais na formação de profissionais e os números mostram isso. “O sistema particular de educação está representado por mais de 2.250 instituições e oferece cerca de 17 mil cursos, isso representa 80% do alunado brasileiro. Não me lembro nestes 42 anos de ter havido uma greve da categoria. O setor produz mais de 27 mil projetos sociais anuais e atende 20 milhões de pessoas”, explicou o presidente da ABMES.

Os ex-presidentes Édson Franco e Candido Mendes, também fizeram uso da palavra e lembraram todas as dificuldades que a ABMES enfrentou, assim como a educação brasileira. Ambos falaram da emoção em poder participar e celebrar os 30 anos da instituição, bem como em ver todo o progresso que foi conquistado até aqui.

No encerramento da sessão, o senador Cristovam Buarque enfatizou a importância das instituições privadas e filantrópicas na educação superior no Brasil.

Sem a atuação dessas instituições, afirmou o senador Cristovam Buarque, 4,5 milhões de jovens não estariam no ensino superior, 360 mil professores não se dedicariam ao ensino superior, 10 milhões de pessoas não teriam se formado em um curso superior e não haveria quase 750 mil estudantes por educação a distância. “Sem vocês, o Brasil não estaria no nível em que está. Estaria num nível muito inferior”, disse Cristovam.

Participaram ainda da homenagem o deputado Izalci Lucas (PR-DF), o ex-deputado João Matos, o presidente do Semesp, Hermes Figueiredo; o reitor da Unit, Joulberto Uchôa; a vice-presidente da ABMES e reitora da Tuiuti, Carmen Luiza da Silva; o presidente da UNIBR, Valdir Lanza; a reitora da Universo, Marlene Salgado; diretor administrativo da ABMES, Pe. Décio Batista; presidente da Anup, Abib Cury; reitora da Universidade Castelo Branco, Vera Gissoni; reitora da Universidade de Ribeirão Preto, Elmara Bonini; reitor da Unicid, Rubens Lopes; diretor do Cesuc, Paulo Lima; presidente do Semesg, Jorge Bernardo; presidente da Fenep, Amábile Pacios; presidente do Conselho da Anhanguera, Antônio Carbonari Neto; além de filhos e netos de fundadores da ABMES, entre outros.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Pronunciamento do professor Gabriel Mario Rodrigues durante Sessão Especial em homenagem aos 30 anos da ABMES

Data:03/09/2012

Descrição:Pronunciamento do professor Gabriel Mario Rodrigues durante Sessão Especial em homenagem aos 30 anos da ABMES

Download

Vídeos

30 anos ABMES - Vídeo institucional

Vídeo Institucional ABMES 30 anos

30 anos ABMES - Sessão Especial no Senado

A ABMES foi homenageada no dia 3 de setembro de 2012 com uma Sessão Especial no Plenário do Senado. A Sessão foi requerida pelo senador Cristovam Buarque em reconhecimento aos projetos e esforços

30 anos ABMES - Cerimônia de premiações

Jantar de premiações e comemoração pelo aniversário de 30 anos da ABMES

30 anos ABMES - Entrevista com o senador Cristovam Buarque

Entrevista com o senador Cristovam Buarque sobre os 30 anos da ABMES

30 anos ABMES - Entrevistas no jantar de comemoração

Entrevistas com autoridades e personalidades homenageando os 30 anos da ABMES