O The New York Times elegeu 2012 como o ano dos MOOCs (Massive Open Online Courses, ou Cursos Online Abertos Massivos). Instituições como Coursera, edX e Udacity foram criadas para explorar o boom. Mas não tínhamos experiências em língua portuguesa até a realização do MOOC EaD, no final de 2012, coordenado pelo brasileiro João Mattar e o português Paulo Simões.
Em 2013, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) organizou o MOOC LP (Língua Portuguesa), coordenado por João Mattar e o GPTED (Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais do TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP). O objetivo é oferecer, gratuitamente, aos mantenedores associados à ABMES um programa de nivelamento, no formato EAD, voltado aos estudantes do ensino superior.
O projeto é inovador em vários sentidos. Em primeiro lugar, propõe o desenvolvimento da escrita dos alunos, com a incorporação de tecnologias nesse processo. Além disso, utiliza uma plataforma nacional, o Redu, desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um híbrido de rede social e ambiente virtual de aprendizagem que privilegia a colaboração e a interação entre os participantes. Por fim, o curso é gratuito e a ABMES oferecerá certificado aos participantes aprovados.
Com essa iniciativa, a ABMES, o GPTED e o Redu (plataforma de e-learning “REDU- Rede Educacional”) posicionam-se em uma posição de vanguarda na educação brasileira, construindo uma visão do futuro da EaD.
Venha participar dessa experiência inovadora e convide seus amigos, alunos e professores. Para se inscrever, basta criar uma conta no Redu http://www.redu.com.br/ e matricular-se no curso http://www.redu.com.br/moocs/cursos/mooc-lp