No Dia Nacional do Voluntário (28/08), o governo federal lançou a Plataforma Digital do Voluntariado, que vai fazer a ligação entre as instituições que precisam de voluntários e o cidadão que quer desenvolver tais atividades. As instituições de educação superior que quiserem aderir podem atuar em diversas frentes.
As atividades curriculares ligadas ao voluntário poderão ser acrescentadas à carga-horária mínima, por iniciativa da IES, e ser contadas a mais, inclusive, no histórico escolar do aluno
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada, Josi Nunes (PMDB-TO), ao Projeto de Lei 3963/08, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).
Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa o estímulo às ações de voluntariado no âmbito da educação superior. Segundo o especialista, "sempre entendendo e enaltecendo a importância das atividades de voluntariado para a formação do cidadão, é também importante entender que não é correta a imposição de sua realização pelas instituições de educação superior, sob pena de, como já apontado, perder-se, de forma irremediável, a essência desse tipo de atividade"