Inovação Educacional: IA e Experiências Multissensoriais

Espaço destinado à atualização periódica de tecnologias nacionais e internacionais que podem impactar o segmento educacional e, portanto, subsidiar gestores das instituições de ensino para que sejam capazes de agir proativamente olhando para essas tendências.

21/05/2024 | 2234

Inovação Educacional: IA e Experiências Multissensoriais

Por Carmen Tavares*

Na segunda-feira,13.05.2024 a OpenAI lançou um novo modelo de IA e uma versão desktop do ChatGPT, juntamente com uma interface de usuário atualizada. Em um evento de transmissão ao vivo, a diretora de tecnologia Mira Murati disse que o novo modelo, GPT-4o, é muito mais rápido, com recursos aprimorados de texto, vídeo e áudio. “Esta é a primeira vez que estamos realmente dando um grande passo em frente no que diz respeito à facilidade de uso”, disse Murati.

A integração de recursos avançados de vídeo e áudio em modelos de Inteligência Artificial, como o ChatGPT em sua versão desktop, promete revolucionar a experiência de aprendizado em sala de aula. Esses recursos oferecem uma gama diversificada de possibilidades que ampliam a compreensão dos alunos e enriquecem o ambiente educacional com interatividade e personalização.

No contexto educacional, vídeos educativos desempenham um papel crucial ao tornar conceitos complexos mais acessíveis e visuais. Imagine um assistente de IA que recomenda animações e simulações para ilustrar princípios científicos ou eventos históricos. Essas representações visuais estimulam o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e compreensível. Além disso, vídeos práticos, como tutoriais de laboratório ou demonstrações de experimentos, permitem que os alunos apliquem conhecimentos teóricos de forma tangível, fortalecendo sua compreensão e habilidades práticas.

Os recursos de vídeo também enriquecem a educação ao explorar aspectos culturais e históricos. Documentários sobre civilizações antigas ou eventos importantes proporcionam uma visão ampliada do mundo, incentivando discussões mais profundas e contextualizadas em sala de aula.

Já os recursos de áudio complementam o aprendizado oferecendo flexibilidade e acessibilidade. Por meio de podcasts educativos, os alunos podem absorver informações sobre os temas estudados, mesmo em situações onde o acesso visual é limitado. Audiobooks e leitura guiada são ferramentas valiosas para alunos com diferentes estilos de aprendizado, melhorando suas habilidades auditivas e vocabulário de forma interativa e dinâmica.

Além disso, a combinação de recursos de vídeo e áudio permite uma avaliação mais abrangente e personalizada. Os alunos podem gravar apresentações ou experimentos em vídeo e receber feedback detalhado do assistente de IA, que analisa suas performances e oferece sugestões construtivas para melhoria.

A integração dessas tecnologias de IA não só transforma o ambiente educacional, mas também capacita os professores a adaptarem seus métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. Os assistentes de IA podem personalizar o conteúdo com base no desempenho e nos interesses dos alunos, proporcionando uma abordagem mais eficaz e engajadora.

Além disso, a tecnologia de IA em sala de aula promove a inclusão e a acessibilidade. Os recursos multimídia podem ser adaptados para atender às necessidades de alunos com deficiências visuais ou auditivas, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário ao conteúdo educacional.

No entanto, é essencial utilizar essas tecnologias com responsabilidade e considerar os aspectos éticos e de privacidade. Os dados dos alunos devem ser protegidos e os algoritmos devem ser transparentes em suas operações para garantir a confiança e o uso ético da tecnologia.

Para concluir, a integração de recursos avançados de vídeo e áudio em modelos de IA como o ChatGPT representa uma evolução significativa na educação contemporânea. Essas ferramentas não apenas tornam o aprendizado mais interativo e acessível, mas também capacitam os alunos a explorar conceitos complexos de maneira mais envolvente e prática. O resultado é uma educação mais personalizada e adaptada às necessidades individuais dos alunos, preparando-os de maneira mais eficaz para os desafios do mundo moderno.

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*Maria Carmen Tavares Christóvão é Mestre em Gestão da Inovação com área de pesquisa em Inovação Educacional. Diretora da Pro Innovare Consultoria de Inovação atuou como Reitora, Pró Reitora e Diretora de Instituições de Ensino de diversos portes e regiões no Brasil.  www.proinnovare.com.br 

 

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Carmen Tavares

Gestora educacional e de inovação com 28 anos de experiência em instituições de diversos portes e regiões, com considerável bagagem na construção de políticas para cooperação intersetorial, planejamento e gestão no ensino privado tanto na modalidade presencial quanto EAD. Atuou também como executiva em Educação Corporativa e gestora em instituições do Terceiro Setor. É mestre em Gestão da Inovação pela FEI/SP, com área de pesquisa em Capacidades Organizacionais, Sustentabilidade e Marketing. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e graduada em Pedagogia pela UEMG.

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