Detalhe

Capes abre inscrições para programas de intercâmbio de graduação, pós e doutorado

08/05/2017 | Por: ABMES | 4155
Freepik

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na última quinta-feira (04) o edital de 2017 dos programas Probal e Brafitec. Ambos fazem parte de acordos de cooperação internacional entre o governo federal brasileiro representado pela Capes, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros na França (CDEFI).

O Probal é um programa que consiste em apoiar projetos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa. Ele é resultado de parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os discentes contemplados poderão realizar o doutorado-sanduíche ou o pós-doutorado na Alemanha e ter despesas como instalação, deslocamento, mensalidade e seguro saúde arcadas pelo programa.

Já o Capes/Brafitec é um projeto exclusivamente de graduação-sanduíche que pode durar dois anos e ser prorrogado por mais dois. Tem o intuito de fomentar os estudos e pesquisas em todas as áreas da Engenharia, estimular o intercâmbio entre os países e aproximar as estruturas curriculares. O programa é resultado de uma parceria da Capes com a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros (CDEFI), que inclui importantes escolas de formação francesas como Ensiame e Ensam localizadas em Paris. Neste programa, os selecionados também terão despesas com seguro saúde, auxílio deslocamento e mensalidades contempladas.

As inscrições para o Brafitec encerram-se no dia 22 de junho e as do Probal no dia 19 de junho. Os interessados devem acessar os editais disponíveis no site da Fundação Capes para inscrição e mais informações. 

Confira outras chamadas públicas.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Confira as oportunidades internacionais que estão abertas para estudantes e docentes brasileiros

Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES

Prêmio Capes pode dar bolsa internacional ao vencedor

São duas modalidades: Prêmio Capes de Tese e pelo Grande Prêmio Capes de Tese

Capes publica quatro novos editais de programas de cooperação internacional

Os editais estão disponíveis para consulta no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Lançados novos editais para cooperação entre França e países da América do Sul

Programas têm como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa no domínio da matemática e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação