Até 18 de fevereiro estudantes brasileiros podem se candidatar para bolsas de pós-doutorado oferecidas pela instituição russa The Center for Institutional Studies (CInSt), em Moscou. As vagas são para diversas áreas como economia, sociologia da educação e análise econômica de contratos públicos.
Já alunos que desejam se especializar em literatura infantil, artes visuais, alfabetização ou educação global podem concorrer a uma vaga no programa Artist in Residence Program, promovido pela Resplandor International, na Cidade no México. Interessados têm até 28 de fevereiro para pleitear uma vaga e garantir uma temporada de aprimoramento em solo mexicano.
Entre as dezenas de oportunidades ofertadas, também há aquelas direcionadas aos professores. Por exemplo, docentes podem se candidatar para lecionar em cursos de verão na Universidad Anáhuac, no México.
Além disso, até 24 de janeiro, estão abertas as inscrições para os programas de Professor Visitante (PVE), pós-doutorado e doutorado-pleno, além de chamadas que contemplam bolsas no exterior pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Essas e muitas outras oportunidades internacionais na área da educação – bem como os cronogramas, instruções de como participar e links para as páginas dos projetos – , estão acessíveis no documento intitulado chamadas públicas, disponibilizado aqui no site.
Atualizado rotineiramente, o serviço tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica brasileira de oportunidades de internacionalização oferecidas por instituições de educação superior e órgãos de fomento de todas as regiões do mundo.