Apresentação da 2ª edição da pesquisa de empregabilidade ABMES e Symplicity

15h | Categoria: ABMES

No próximo dia 22 de agosto, será apresentada e analisada a 2ª edição do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE), resultado do piloto de acompanhamento de egressos realizado no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. O evento será on-line, transmitido pelo YouTube da ABMES.

O estudo contou com a participação de aproximadamente 60 instituições de educação superior de todo o país, totalizando mais de 4 mil respondentes. 

O mercado está em constante evolução e isso afeta de forma premente a empregabilidade. A crise econômica, a automação e as mudanças tecnológicas estão transformando o cenário profissional, exigindo habilidades e competências cada vez mais específicas. Nesse sentido, a educação superior precisa se adaptar e oferecer uma formação mais alinhada com as demandas e as tendências atuais.

Pensando nesse cenário, a ABMES e a Symplicity apresentam os resultados da 2ª edição da pesquisa sobre a empregabilidade para que, com os dados obtidos, ocorra um esforço conjunto dos governos, das instituições de ensino superior e da sociedade na adoção de medidas de melhoria para a situação atual, como a expansão de políticas de inclusão como, a ampliação das formas de financiamento estudantil e bolsas de estudo. Tais ações podem ajudar a reduzir as desigualdades no acesso à educação superior.

Além disso, é crucial investir na melhoria da qualidade do ensino, com valorização dos professores, aprimoramento dos currículos, estimulando à extensão, o empreendedorismo e à inovação.

Coordenação

  • Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES

Participantes 

  • Maurício Garcia – Cientista Digital
  • Paulo Antonelli – Consultor Estratégico da Symplicity
  • Gabriel Custódio – Gerente Nacional da Symplicity

Data: 22/08
Horário: 15h
Via Youtube (/redeABMES)



Brasília/DF



Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Notícias

83% dos egressos garantem colocação no mercado de trabalho em sua área de atuação

Índice ABMES/Symplicity de Empregabilidade 2023 identifica diferenças significativas na empregabilidade e na renda média por raça, gênero e idade

Divulgada 1º edição do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE)

Levantamento aponta que 69% dos egressos do ensino superior em cursos presenciais e online estão trabalhando mesmo em contexto pandêmico

Editora

Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes - 2022

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Symplicity se uniram para criar, juntamente com instituições de educação superior (IES) convidadas, um Grupo de Trabalho (GT) com foco na Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes. Durante seis meses, foram coletados dados das IES participantes, por intermédio do instrumento fornecido no GT, para a realização de uma pré-pesquisa sobre a empregabilidade dos alunos egressos da educação superior.  Como resultado final, está sendo disponibilizado este relatório onde são apresentadas as informações obtidas com as pesquisas realizadas.

Comentários