Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional, externa e interna - visão integrada dos processos e o papel das CPAs

9h30 a 12h30 | Categoria: ABMES

Data: 3 de dezembro de 2013
Horário: 9h30 a 12h30
Local: Auditório Victorio Lanza (sede da ABMES) Brasília/DF

O Inep/MEC, órgão responsável pela avaliação de instituições de educação superior (IES), ao buscar o aperfeiçoamento contínuo dos instrumentos de avaliação institucional, prevista na Lei n.º 10.861/2004 (Lei do Sinaes),  avança e fortalece os objetivos de promover a melhoria da educação superior, a expansão de sua oferta, a valorização e a afirmação dos compromissos sociais das IES.

Se por um lado, é imperioso conhecer os novos instrumentos do Inep/MEC para a avaliação institucional, por outro, é chegada a hora de fortalecer o papel das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) como instâncias estratégicas para a avaliação das IES.

Programa 

Instrumentos de avaliação externa e autoavaliação: visão integrada dos processos e o papel das CPAs
Expositora: Claudia Maffini Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC)

O papel estratégico das CPAs no processo de avaliação das IES
Expositor: Marcos Eduardo Casa, Diretor do Centro de Computação e Tecnologia da Informação; Membro da Comissão Própria de Avaliação da Universidade de Caxias do Sul

Valor
Gratuito para associados (mediante inscrição prévia)
R$ 1.000 (mil reais) para não associados

Vagas esgotadas! Interessados em participar, favor encaminhar e-mail para abmes@abmes.org.br com os nomes a serem incluídos na lista de espera.
 

 



Brasília/DF



Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional (I)

Data:03/12/2013

Descrição:Áudio da apresentação de Cláudia Maffini Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC, no seminário realizado em 3 de dezembro de 2013.

Download

Áudio: Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional (II)

Data:03/12/2013

Descrição:Áudio da apresentação de Marcos Eduardo Casa, Membro da Comissão Própria de Avaliação da Universidade de Caxias do Sul, no seminário realizado em 3 de dezembro de 2013.

Download

Áudio: Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional (III)

Data:03/12/2013

Descrição:Áudio do debate do Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional, externa e interna – visão integrada dos processos e o papel das CPAs, no seminário realizado em 3 de dezembro de 2013.

Download

Áudio: Em entrevista à rádio Estadão, Sólon Caldas fala sobre o Trote Solidário nas IES particulares

Data:11/02/2015

Descrição:Em entrevista à rádio Estadão o diretor executivo da ABMES,Sólon Caldas, falou sobre o incentivo da Associação em promover ações solidárias como boas vindas ao ingresso do ensino superior

Download

Áudio: Em entrevista à rádio Nacional, diretor executivo da ABMES aborda os impactos sociais causadas pelas mudanças no Fies

Data:11/02/2015

Descrição:Em entrevista à rádio Nacional, Diretor Executivo da ABMES abordou os impactos sociais e as alterações que foram feitas no Fies. O assunto foi tema de seminário promovido pela Associação em 10 de fevereiro.

Download

Áudio: SEMINÁRIO ABMES - Avaliação dos cursos de Direito no Brasil: atual conjuntura e questões prospectivas (I)

Data:10/03/2015

Descrição:Áudio da apresentação de Alexandre Veronese , no seminário ABMES realizado em 10 de março de 2015.

Download

Áudio: Debate sobre Educação Superior com os representantes dos presidenciáveis (Reportagem CBN)

Data:12/09/2018

Descrição:

CBN: reportagem veiculada no Jornal do Milton Jung destaca o encontro promovido pela ABMES com representantes dos candidatos à Presidência da República. Na ocasião foram detalhadas propostas dos presidenciáveis para a educação

Download

Vídeos

Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional (III)

Video do debate do Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional, externa e interna – visão integrada dos processos e o papel das CPAs, no seminário realizado em 3 de dezembro de 2013.

Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional (II)

Video da apresentação de Marcos Eduardo Casa, Membro da Comissão Própria de Avaliação da Universidade de Caxias do Sul, no seminário realizado em 3 de dezembro de 2013.

Seminário ABMES: Instrumento de avaliação institucional (I)

Video da apresentação de Cláudia Maffini Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC, no seminário realizado em 3 de dezembro de 2013.

Comentários