SEMINÁRIO ABMES | Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?

04/08/2015 a 04/08/2015 | Das 9h (credenciamento) às 12h30 | Categoria: ABMES

Data: 04 de agosto de 2015 (terça-feira)
Horário: Das 9h (credenciamento) às 12h30
Local: Auditório Victorio Lanza – Sede da ABMES – Brasília/DF
Valor: Associado - gratuito (mediante inscrição prévia)
         Não associado – R$ 1.000 (mil reais)

Coordenação:
Gabriel Mario Rodrigues – Presidente da ABMES

Expositores:    
    *
Cláudia Griboski - Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC;
     *
Marília Morosini - Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Debatedora:    
    *
Carmen Luiza da Silva - vice-presidente da ABMES.

 

Eixo 2 do “Instrumento de avaliação institucional externa”, que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica (presencial), contém na dimensão 2.9 o indicador “Internacionalização: coerência entre o PDI e as ações institucionais”, que, até o momento, só se aplica quando previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituições de ensino superior (IES). Sabemos, no entanto, que há uma tendência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) de, no futuro, definir este indicador como obrigatório para todas as IES.

Há uma série de vantagens de inclusão de programas de internacionalização por parte das IES, frente à importância da cooperação internacional para o desenvolvimento dos países. Mas esta não é uma tarefa fácil – e considerada até mesmo inviável para a maior parte das IES brasileiras.

Estudiosos, entre os quais se inclui Marília Morosini, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), garantem que é possível e necessário que os alunos, mesmo sem passar pela experiência de intercâmbio, adquiram competências para se conectarem com o resto do mundo por meio de investimentos relativamente baixos, mas eficazes, como é o caso da chamada “internacionalização em casa”.

Surgem então algumas questões: Há espaços para se pensar em internacionalização? Por onde e como começar?

Tendo em vista o exposto, e em atendimento à demanda dos associados, a ABMES programou o evento em questão com os seguintes objetivos: a) conhecer o trabalho que vem sendo feito pelo Inep/MEC na definição de indicadores de avaliação na área da internacionalização e seus impactos no processo avaliativo; e b) aprofundar o conceito de internacionalização em geral e de “internacionalização em casa”, em particular, como possibilidade especialmente para as Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior (PMIES).

 



Brasília/DF



Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: SEMINÁRIO ABMES: Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar? (I)

Data:04/08/2015

Descrição:Áudio da apresentação de Cláudia Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC, no seminário Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?, realizado no dia 08 de agosto de 2015.

Download

Áudio: SEMINÁRIO ABMES: Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar? (II)

Data:04/08/2015

Descrição:Áudio da apresentação de Marília Morosini, Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), no seminário Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?, realizado no dia 08 de agosto de 2015.

Download

Áudio: SEMINÁRIO ABMES: Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar? (III)

Data:04/08/2015

Descrição:Áudio da apresentação de Carmen Luiza da Silva, vice-presidente da ABMES, no seminário Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?, realizado no dia 08 de agosto de 2015.

Download

Áudio: SEMINÁRIO ABMES: Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar? (Debate)

Data:04/08/2015

Descrição:Áudio do debate, no seminário Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?, realizado no dia 08 de agosto de 2015.

Download

Vídeos

SEMINÁRIO ABMES: Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar? (Debate)

Vídeo do debate, no seminário Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?, realizado no dia 08 de agosto de 2015.

SEMINÁRIO ABMES: Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar? (II)

Vídeo da apresentação de Marília Morosini, Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), no seminário Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?, realizado no dia 08 de agost

SEMINÁRIO ABMES: Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar? (I)

Vídeo da apresentação de Cláudia Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC, no seminário Internacionalização da Educação Superior: por onde e como começar?, realizado no dia 08 de agosto de 2015.

Comentários