Seminário ABMES - Duração da hora-aula e o prazo mínimo de integralização dos cursos de graduação: melhoria, retrocesso ou reserva de mercado?”

| Categoria: ABMES


Programa

19 horas

Solenidade de entrega dos prêmios:

Top Educacional Professor Mário Palmério

1 º lugar: “De Bem com a Vida”– Centro Universitário Central Paulista (Unicep), São Carlos, SP.

Menção Honrosa: “Ensino Interdisciplinar nas Engenharias Mecatrônica e Mecânica” – Universidade Salvador (Unifacs), Salvador, BA.



II Concurso de Curtas sobre Responsabilidade Social

Vídeo Reportagem Jornalística: “Uma história de superação” – Universidade Luterana do Brasil – Canoas, RS;

Vídeo Institucional: “Ação Social da FBV” – Faculdade Boa Viagem – Recife, PE;

Vídeo Documentário: “Mangue Limpo” – Universidade Santa Cecília – Santos, SP.



20 horas

Seminário “Duração da hora-aula e o prazo mínimo de integralização dos cursos de graduação: melhoria, retrocesso ou reserva de mercado?”
Subtemas:

Conceito de hora-aula, teóricas e práticas; duração da hora-aula; atividades extraclasse que podem ser contabilizadas como “trabalho acadêmico efetivo”.

Prazos mínimos de integralização de cursos de nível superior: a) graduação – bacharelados, licenciaturas, cursos superiores de tecnologia e cursos sequenciais; b) pós-graduação – doutorado, mestrado, especialização e aperfeiçoamento.

O Parecer CNE/CES nº 776/97 e os cenários de integralização da Resolução CNE/CES nº 2/2007 e do Parecer CNE/CES nº 8/2007; carga horária semanal máxima para cursos noturnos, cursos diurnos e cursos de tempo integral.

As possibilidades de integralização de curso em prazo mínimo inferior ao estabelecido pela instituição: aluno com extraordinário aproveitamento, certificação de conhecimento adquirido no trabalho ou na educação profissional e aproveitamento de estudos anteriores; regime de matrícula por disciplina.



Brasília/DF



Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Comentários