Detalhe

PDT se reúne com membros da ABMES para apresentação de propostas para o ensino superior

29/04/2014 | Por: ABMES | 2413

Na tarde da terça-feira 29, os diretores da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Cecília Horta e Sólon Caldas, foram recebidos na sede nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Brasília, pelo representante do diretório nacional e coordenador Pedagógico da Universidade Aberta Leonel Brizola, Ricardo Viana, para apresentar as propostas do segmento e estreitar o relacionamento das bancadas com a entidade como forma de promover subsídios para a elaboração de programas e políticas públicas voltadas para o ensino superior.

Durante o encontro, os representantes da ABMES puderam apresentar um diagnóstico do ensino superior particular no país e entregar o documento de trabalho da instituição, Eleições 2014 – Propostas para a Educação Superior, que projeta as necessidades do setor, bem como reúne sugestões para a melhoria do cenário educacional no Brasil.

 “É fundamental que o governo entenda a importância das parcerias público-privadas no segmento educacional para uma maior e melhor formação dos estudantes de todo o país. Também é preciso incrementar programas sociais de sucesso que já adotam essa metodologia, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni)”, avaliou o diretor da ABMES, Sólon Caldas.

O representante do Diretório Nacional do PDT, Ricardo Viana, reconheceu o trabalho da ABMES como representante dos educadores e reforçou o compromisso do partido com a educação. “O PDT e a ABMES têm propostas que convergem para um único resultado: o desenvolvimento. É de fundamental importância que a base governista tenha plena consciência da importância do investimento em uma educação de qualidade”, frisou.

O encontro já é uma tradição da ABMES que desde sua inauguração, em 1982, define o ano eleitoral como oportunidade para promover o diálogo com representantes do governo e das entidades de ensino superior particular para a apresentação de propostas para o setor e identificação dos desafios da área.

 

Sobre a ABMES - Criada em 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior abrange cerca de 300 mantenedoras e mais de 400 instituições de ensino superior (IES) particulares, dentre universidades, centros universitários, centros de educação tecnológica, faculdades integradas, faculdades e institutos, distribuídas em todo o território nacional. 

A ABMES figura, atualmente, como instância catalisadora dos debates sobre temas educacionais e tornou-se referência em estudos sobre o ensino superior tanto na área acadêmica quanto no âmbito político. Merecem destaque as propostas que têm sido, historicamente, encaminhadas aos órgãos governamentais, principalmente aquelas referentes ao desenvolvimento acadêmico, ao financiamento de alunos, aos processos de avaliação e de regulação de instituições e de cursos de graduação, entre outras. 

Reconhecida pela representatividade e excelência nos serviços prestados para o desenvolvimento do ensino superior do país, a ABMES tem como missão contribuir para o desenvolvimento global das instituições mantenedoras e mantidas associadas e defender a livre iniciativa, por meio da articulação com o governo e com a sociedade, visando a melhoria da educação superior no país.

 


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Eleições 2014 - debate sobre as políticas públicas para a educação superior (Conclusões)

A ABMES promoveu no dia 2 de setembro, em sua sede, um debate para apresentação de propostas do setor privado e dos candidatos à Presidência da República.

Eleições 2014 - debate sobre as políticas públicas para a educação superior (Eixo III)

A ABMES promoveu no dia 2 de setembro, em sua sede, um debate para apresentação de propostas do setor privado e dos candidatos à Presidência da República.

Eleições 2014 - debate sobre as políticas públicas para a educação superior (Eixo II)

A ABMES promoveu no dia 2 de setembro, em sua sede, um debate para apresentação de propostas do setor privado e dos candidatos à Presidência da República.

Eleições 2014 - debate sobre as políticas públicas para a educação superior (Eixo I)

A ABMES promoveu no dia 2 de setembro, em sua sede, um debate para apresentação de propostas do setor privado e dos candidatos à Presidência da República.

Eleições 2014 - debate sobre as políticas públicas para a educação superior

A ABMES promoveu no dia 2 de setembro, em sua sede, um debate para apresentação de propostas do setor privado e dos candidatos à Presidência da República.

Eventos

Eleições 2014 – debate sobre as políticas públicas para a educação superior

A ABMES irá promover no dia 2 de setembro, em sua sede, um debate para apresentação de propostas do setor privado e dos candidatos à Presidência da República. O evento será exclusivo para participação de associados. Demais interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pela ABMES TV, a partir das 19h.

02/09/2014

Hora:18h (credenciamento) a 22h

Seminário ABMES: Eleições presidenciais - análise e discussão dos programas de educação

Dando continuidade às ações que a ABMES vem promovendo em razão das eleições, será realizado no dia 7 de outubro o seminário com o objetivo de ouvir as análises de especialistas nas áreas de ciência política e educacional o sobre o futuro que anteveem para o país nos diferentes setores, com enfoque na educação. O evento é gratuito, com vagas limitadas.

07/10/2014

Hora:Das 9h (credenciamento) às 12h30

Notícias

Vice-presidente do PSB entregará contribuições da ABMES ao candidato à Presidência, Eduardo Campos

A iniciativa já se tornou tradição desde a fundação da ABMES, em 1982. A cada quatro anos, quando ocorrem as eleições presidenciais, técnicos e pesquisadores da entidade apresentam um conjunto de desafios e propostas como subsídios à elaboração dos programas de governo na área do ensino superior

Presidente do PMDB Nacional é o primeiro a receber contribuições da ABMES para eleições 2014

Senador Valdir Raupp elogiou iniciativa e prometeu levar aos membros do partido sugestões de políticas públicas para a educação superior

Editora

Perspectivas do Desenvolvimento da Educação Superior e a contribuição do Setor Privado

Durante uma das reuniões iniciais do projeto “Eleições 2014: propostas para a educação superior”, um dos participantes lançou a questão: “Quais são as três principais reivindicações do setorprivado?” Após discussões, houve unanimidade nas indicações: a) representatividade e participação no sistema federal de ensino; b) celeridade na tramitação dos processos de regulação e supervisão de cursos e instituições; e c) aprimoramento dos critérios,mecanismos e procedimentos de avaliação da educação superior. Desde então, tais reivindicações passaram a constituiros eixos orientadores deste trabalho.