Na tarde da terça-feira 29, os diretores da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Cecília Horta e Sólon Caldas, foram recebidos na sede nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Brasília, pelo representante do diretório nacional e coordenador Pedagógico da Universidade Aberta Leonel Brizola, Ricardo Viana, para apresentar as propostas do segmento e estreitar o relacionamento das bancadas com a entidade como forma de promover subsídios para a elaboração de programas e políticas públicas voltadas para o ensino superior.
Durante o encontro, os representantes da ABMES puderam apresentar um diagnóstico do ensino superior particular no país e entregar o documento de trabalho da instituição, Eleições 2014 – Propostas para a Educação Superior, que projeta as necessidades do setor, bem como reúne sugestões para a melhoria do cenário educacional no Brasil.
“É fundamental que o governo entenda a importância das parcerias público-privadas no segmento educacional para uma maior e melhor formação dos estudantes de todo o país. Também é preciso incrementar programas sociais de sucesso que já adotam essa metodologia, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni)”, avaliou o diretor da ABMES, Sólon Caldas.
O representante do Diretório Nacional do PDT, Ricardo Viana, reconheceu o trabalho da ABMES como representante dos educadores e reforçou o compromisso do partido com a educação. “O PDT e a ABMES têm propostas que convergem para um único resultado: o desenvolvimento. É de fundamental importância que a base governista tenha plena consciência da importância do investimento em uma educação de qualidade”, frisou.
O encontro já é uma tradição da ABMES que desde sua inauguração, em 1982, define o ano eleitoral como oportunidade para promover o diálogo com representantes do governo e das entidades de ensino superior particular para a apresentação de propostas para o setor e identificação dos desafios da área.
Sobre a ABMES - Criada em 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior abrange cerca de 300 mantenedoras e mais de 400 instituições de ensino superior (IES) particulares, dentre universidades, centros universitários, centros de educação tecnológica, faculdades integradas, faculdades e institutos, distribuídas em todo o território nacional.
A ABMES figura, atualmente, como instância catalisadora dos debates sobre temas educacionais e tornou-se referência em estudos sobre o ensino superior tanto na área acadêmica quanto no âmbito político. Merecem destaque as propostas que têm sido, historicamente, encaminhadas aos órgãos governamentais, principalmente aquelas referentes ao desenvolvimento acadêmico, ao financiamento de alunos, aos processos de avaliação e de regulação de instituições e de cursos de graduação, entre outras.
Reconhecida pela representatividade e excelência nos serviços prestados para o desenvolvimento do ensino superior do país, a ABMES tem como missão contribuir para o desenvolvimento global das instituições mantenedoras e mantidas associadas e defender a livre iniciativa, por meio da articulação com o governo e com a sociedade, visando a melhoria da educação superior no país.