Detalhe

Novo presidente da Comissão Nacional de Avaliação é eleito em cerimônia no MEC

22/03/2016 | Por: MEC | 1896

A Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes) elegeu na terça-feira, 22, Guilherme Marback Neto para presidir o órgão no biênio 2016-2017. A cerimônia de eleição e posse do novo presidente aconteceu na sede do Ministério da Educação, em Brasília, e teve a presença do secretário executivo do ministério, Luiz Cláudio Costa.

Marback destacou a importância do aperfeiçoamento constante dos processos avaliativos. “Sabemos que a avaliação pode melhorar cada vez que fazemos a nossa própria avaliação. Avaliação constante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) como um todo, avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e seus ciclos e acredito que para as instituições da educação superior um ponto muito importante é a autoavaliação”, disse o presidente.

Para Luiz Cláudio Costa, a Conaes tem trabalhado no desenvolvimento das políticas de avaliação e da qualidade da educação brasileira. O secretário convocou a comissão para colaborar, também, com a educação básica. “Nós temos desafios importantes, o Brasil passa por um momento importante para a educação. É preciso olhar para o ensino médio e a educação básica. Que proposições quem trabalha com o ensino superior tem para a formação dos estudantes que vêm do ensino médio? O que se observa que poderia melhorar a qualidade? O Conaes pode fazer uma análise do que podemos contribuir”, explicou Costa.

Guilherme Marback Neto é graduado em administração de empresas pela Universidade Salvador (Unifacs), mestre em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente colabora com a Universidade Corporativa Ernst Young, Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, é diretor de publicações de cursos de graduação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, reitor do Centro Universitário Jorge Amado e professor adjunto da UFBA. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, avaliação institucional, autorização de cursos, educação a distância e credenciamento de cursos sequencias.

Clique para ver matéria original


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA MEC Nº 11, DE 09 DE JANEIRO DE 2018

Designados membros para compor a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.