Detalhe

Jantar celebra nova gestão da ABMES e vencedores do Prêmio Milton Santos

04/05/2016 | Por: ABMES | 2174

O dia 3 de maio foi de grande emoção para todos os presentes na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Gabriel Mario Rodrigues, que esteve à frente da Associação, como seu presidente, por doze anos, entregou o cargo para assumir a presidência do Conselho de Administração da entidade. Rodrigues terá como sucessor na Associação José Janguiê Bezerra Diniz, vice-presidente da ABMES por quatro gestões. O dia terminou com um jantar festivo, no espaço Porto Vittoria, em Brasília.

Gabriel Mario Rodrigues fez uma declaração emocionada, reforçou a importância da ABMES para o segmento particular de educação e destacou sua confiança no trabalho que será desempenhado por Janguiê Diniz. “Durante todos esses anos, trabalhamos para construir uma Associação que efetivamente representasse o setor da educação superior particular. Conseguimos. Hoje, entregamos à nova diretoria uma ABMES forte e respeitada, capaz de atuar de forma dinâmica e adequada aos tempos atuais. Estou convicto de que os novos representantes estarão dispostos a manter e a fortalecer as ações em andamento”, reforçou.  

Cecília Horta, diretora acadêmica da Associação também fez um discurso emocionado, destacou o comprometimento de Gabriel Mario Rodrigues durante todos esses anos e reforçou que ele “mantém a fé e a esperança no Brasil, com base na crença de que é preciso reorientar o rumo do país para um novo tipo de progresso baseado, sobretudo, na educação de qualidade para todos”.

O primeiro presidente da ABMES, Édson Raymundo Franco, durante seu discurso em homenagem a Gabriel Rodrigues lembrou a amizade quinquagenária, o sucesso e a sabedoria do até então presidente da Associação. “Mesmo em tempos difíceis como os que vivemos Gabriel sempre ergueu a bandeira da esperança e do triunfo. Para ele, crise nunca existirá”, disse.

A chapa que assume a direção da ABMES, no triênio 2016/2019, é composta também pelos vice-presidentes Daniel Faccini, do Instituto Mineiro de Educação e Cultura; Celso Niskier, da Associação Carioca de Ensino Superior, e Débora Brettas, do Instituto Faceb Educação, além de mais 27 representantes de mantenedoras. A ABMES contará ainda com um Conselho de Administração, composto por 12 conselheiros (titulares e suplentes) e os membros natos: Gabriel Mario Rodrigues (presidente do Conselho), Candido Mendes de Almeida e Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco, ex-presidentes da Associação.

O jantar de comemoração

Para celebrar o trabalho de Gabriel Mario Rodrigues frente à ABMES e dar as boas vindas a Janguiê Diniz, a Associação promoveu um jantar comemorativo no espaço Porto Vittoria, em Brasília. Durante a confraternização, Gabriel Mario Rodrigues entregou aos vencedores da 7ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior os troféus pela importante contribuição ao desenvolvimento da educação brasileira. Os merecedores do prêmio nesta edição foram Hermes Figueiredo, Paulo Cardim e Wilson Matos.

Durante a celebração, o novo diretor presidente da ABMES destacou que “estamos vivendo uma nova era em nosso país. Um novo momento histórico. Esta nova era impõe aos dirigentes das instituições associativas posturas negociadoras, porém sem subserviência. Exigem atuações combativas com ousadia, coragem, firmeza, independência, autonomia, responsabilidade e ética na defesa, inclusive judicial, das teses, das ações e dos direitos e interesses do segmento que representam”.

O jantar foi servido para aproximadamente 200 pessoas, entre elas autoridades governamentais e jurídicas, parlamentares, representantes do Ministério da Educação e demais órgão reguladores, mantenedores e gestores de instituições de ensino superior também participaram. Pernsonalidades como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, e o prefeito de Recife/PE Geraldo Júlio estiveram no local para cumprimentar Janguiê Diniz.  A festa foi embalada pelo Quarteto Acústico - do músico Alysson Takaki.

 

Prêmio Milton Santos de Educação Superior

Durante o jantar festivo, Gabriel Mario Rodrigues entregou os troféus da 7ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior aos seus amigos de jornada Hermes Ferreira Figueiredo, Paulo Antonio Gomes Cardim e Wilson de Matos Silva. O presidente lembrou que a premiação reconhece o mérito e o empenho de pessoas que de algum modo ajudaram a melhorar e incentivaram o avanço da educação brasileira.  

Os premiados foram indicados por mantenedores associados à ABMES e eleitos, no dia 1º de abril, em reunião da Diretoria da Associação, que avaliou o desempenho e a atuação de cada um dos recomendados.

Conheça mais sobre os premiados e saiba porque eles foram os merecedores da honraria nesta edição.

Categoria: Gestão Empresarial

Hermes Ferreira Figueiredo - Nasceu em Mirassol/SP, no dia 18 de março de 1938. Licenciado e bacharel em História pela Universidade de São Paulo, fundou, em 1965, ao lado do professor Gilberto Padovese (1937- 2011), o Colégio Cruzeiro do Sul, que daria origem à Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), reconhecida em 1993, da qual foi o primeiro reitor e ocupa, desde 1970, o cargo de diretor-presidente da entidade mantenedora.  Desde 1965, é presidente do grupo Cruzeiro do Sul Empreendimentos e Participações Ltda. Participou ativamente da profissionalização da gestão acadêmica e administrativa da Unicsul, que teve sua área de atuação ampliada em São Paulo com a aquisição de instituições e colégios, dando origem ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, atualmente, um dos maiores e mais relevantes grupos de educação do Brasil, atuando em todos os níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão. No Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), foi vice-presidente de 1993 a 2004, quando assumiu a presidência. É membro do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

 

Categoria : Administração de Instituições de Ensino Superior

Paulo Antonio Gomes Cardim - Nasceu em São Paulo/SP, no dia 25 de outubro de 1947. Formado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, ocupa atualmente o cargo de diretor presidente da Febasp e de reitor do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, onde, em 1964, iniciou suas atividades na área da educação.  É presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), membro do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, membro do Conselho da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem) e da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp). É membro nato do Conselho da Presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), onde foi presidente nas gestões de 1990 a 1993 e de 1993 a 1996. Desde 2015, é representante de Notório Saber Científico, Filosófico e Artístico da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) do Ministério da Educação.

 

Categoria: Desempenho na Área Política

Wilson de Matos Silva - Nasceu em Jaguapitã/PR, no dia 9 de setembro de 1947.  Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina/PR e Mestre em Ciências Gerenciais pela Universidade de Marília/SP.  Atuou como professor de Matemática na Universidade Estadual de Maringá e na Universidade Paranaense. É presidente do Centro de Ensino Superior de Maringá, reitor e fundador do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) e fundador do Colégio Objetivo Unidade Maringá. Recebeu vários títulos e honrarias – Empresário do Ano de diversos órgãos; Cidadão Benemérito de Maringá; Sócio Honorário da Academia de Letras de Maringá; Cidadão Benemérito do Paraná e Comenda Ordem Estadual do Pinheiro, dentre outros.

Em outubro de 2006, foi eleito primeiro suplente do senador Álvaro Dias. Em 2007, apresentou, como senador titular, projetos de lei voltados para a educação básica e para o financiamento do estudante ao ensino superior.

Sobre Milton Santos

O Prêmio Milton Santos de Educação Superior foi instituído pela ABMES, em dezembro de 2004, como forma de reconhecer o mérito de personalidades que contribuem para o engrandecimento e aprimoramento da educação superior no Brasil.

O geógrafo Milton Santos – que dá nome ao Prêmio – nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, em 1926. Milton Santos era professor emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Faleceu em São Paulo, no dia 24 de junho de 2001.

Sua vasta obra, ainda pouco conhecida e estudada no Brasil, revoluciona não apenas a Geografia, mas as ciências humanas e sociais. Com sua genial conceituação do espaço geográfico, Milton ofereceu a possibilidade de se compreender a totalidade do mundo. Abordou, como ninguém, a problemática da urbanização no Terceiro Mundo, a teoria e a metodologia geográficas, temas sobre os quais publicou mais de quarenta livros e cerca de 300 artigos, traduzidos para o espanhol, francês, inglês e japonês. Ensinou em diversas universidades na Europa, África, América do Sul e América do Norte.

Dentre as honrarias recebidas em reconhecimento ao seu trabalho intelectual, destacam-se os títulos de Doutor Honoris Causa de inúmeras universidades no Brasil e no exterior e o Prêmio Vautrin Lud, correspondente ao “Prêmio Nobel” da Geografia. Milton Santos foi o único pesquisador fora do mundo anglo-saxão a receber tal prêmio.


 

 


Conteúdo Relacionado

Documentos

Notícias

Honraria Nacional à FAINOR: Edgar Larry é o vencedor de prêmio em Educação Superior

Em notícia publicada no Blog do Anderson, no dia 12 de setembro, cita a conquista do professor Edgar Larry na 8ª edição do prêmio Milton Santos de Educação Superior

7ª edição do Prêmio Milton Santos reconhece personalidades de destaque da educação superior

Foram vencedores Paulo Antonio Gomes Cardim, na categoria Administração de Instituições de Ensino Superior; Wilson de Matos Silva, na categoria Desempenho na Área Política, e Hermes Ferreira Figueiredo, na categoria Gestão Empresarial

Henrique Paim é homenageado pela ABMES e recebe prêmio Milton Santos de Educação Superior

Além do ministro Henrique Paim, foram premiados o CEO do grupo Kroton Educacional, Rodrigo Galindo, e a superintendente da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Débora Guerra, nas categorias gestão empresarial a administração de instituições de ensino superior.