Detalhe

MEC abre prazo para que universidades iniciem renovação do Fies

09/01/2017 | Por: G1 | 1746

O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (9) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para que as instituições de ensino superior iniciem o processo de renovação dos contratos do Financiamento Estudantil (Fies) firmados até 31 de dezembro de 2016. Posteriormente, a renovação deverá ser validada pelos estudantes.

Cada contrato de financiamento deve ser renovado (ou aditado) a cada novo semestre. Primeiro, o sistema, chamado SisFies, é aberto para que as instituições insiram os dados sobre os contratos dos estudantes. Depois, o sistema dá acesso aos estudantes, que verificam e validam as informações, para que então o procedimento de renovação contratual seja finalizado.

No caso de aditamentos não simplificados, ou seja, quando algum dado cadastral precisa ser alterado, como, por exemplo, o fiador, o processo tem uma etapa extra: ao acessar o SisFies, o estudante precisa emitir um Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) e entregá-lo ao banco que serve como agente financeiro do contrato.

Primeiro semestre

Para o aditamento referente ao primeiro semestre de 2017, o prazo foi prorrogado duas vezes por causa de problemas financeiros e técnicos.
Segundo balanço final do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), após o fim do prazo final, cerca de 30 mil contratos, ou 2% do total, ficaram sem renovação.


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA NORMATIVA Nº 25, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016

O Ministério da Educação publicou as regras de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2017. A portaria também define os procedimentos que as instituições de ensino devem adotar para participar do programa.


Notícias

Termina em 6 de janeiro prazo para IES aderirem ao Fies

O Prazo foi definido de acordo com a Portaria Normativa nº25, de 21 de dezembro de 2016. Todos os procedimentos devem ser realizados por meio do Sisfies

Cerca de 30 mil contratos do Fies não foram renovados após fim do prazo

Prazo acabou na última sexta (30), e número representa 2% do total de contratos. Para evitar problemas no próximo semestre, MEC vai abrir sistema de aditamento no dia 9

MEC abre sistema de renovação do Fies na próxima segunda-feira

De acordo com a pasta, a medida tem o objetivo de evitar problemas na conclusão do processo antes do início das aulas