Detalhe

Governo já analisa reformulação do Fies

11/01/2017 | Por: ABMES | 1228
Antonio Cruz/Agência Brasil

Um grupo de estudos formado por técnicos dos Ministérios da Educação e da Fazenda avalia a possibilidade de reformulação do Financiamento Estudantil (Fies) a longo prazo. Preocupados com o diagnóstico do Tribunal de Contas da União (TCU) que estima um déficit de R$ 20 bilhões no programa no início da próxima década, os técnicos estudam possível migração de parte dos financiamentos estudantis para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que consiste na entrega de bolsas a alunos em troca da renúncia fiscal às instituições.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que os estudos são preliminares e ainda não há definições. A mudança necessita de critérios para transformar financiamento em fundo perdido.

“O grupo estuda o futuro da sustentabilidade do Fies, levando em consideração a preservação do programa”, defende Mendonça Filho.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Alunos já podem validar processos de renovação do Fies

Sistema para validação dos alunos nos processos de renovação do Fies já está aberto

Fies: estudantes poderão renovar os contratos a partir do dia 16

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações

FNDE antecipa abertura do SisFies para instituições de ensino

Os alunos poderão confirmar seus aditamentos a partir da próxima segunda-feira, 16