Detalhe

Inep treina pesquisadores do censo da educação superior

14/02/2017 | Por: Ministério da Educação | 2096
Reprodução da Internet

Pesquisadores institucionais do Censo da Educação Superior passaram por treinamento nos dias 7, 8, 9 e 13 de fevereiro, em Brasília. O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo censo. Ao todo, houve 349 participantes, divididos em quatro turmas.

O objetivo do encontro foi instruir sobre o preenchimento de cada módulo do levantamento estatístico que abrange a coleta de informações das instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e dos estudantes. Durante os encontros, representantes do Inep também esclareceram dúvidas dos pesquisadores e dos técnicos em informática quanto ao processo de migração de dados.

O pesquisador institucional, indicado pelo representante legal de cada instituição, é o responsável por preencher os questionários eletrônicos do censo, bem como verificar e corrigir possíveis inconsistências no sistema. Além do treinamento, o Inep publicou vídeos com explicações detalhadas de todos os módulos do censo, no portal eletrônico da autarquia.

O Censo da Educação Superior é um levantamento anual e obrigatório para todas as instituições de educação superior, públicas e privadas. As informações coletadas subsidiam a expedição de atos regulatórios e a participação das instituições em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O levantamento também auxilia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da educação superior. Os dados do censo ainda compõem o indicador aluno equivalente – graduação, usado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Inep promoverá treinamento para preenchimento do Censo da Educação Superior 2017

A ferramenta está disponível desde dezembro de 2017 e pode ser acessada até a data de fechamento do Censo, em 24 de abril

Dados do Censo da Educação Superior 2017 serão coletados até 24 de abril

O preenchimento dos dados é de responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep

Inep divulga cronograma do Censo da Educação Superior deste ano

Todas as instituições de educação superior brasileiras, públicas e particulares, deverão preencher os dados no sistema

Divulgados os Microdados e a Sinopse Estatística do Censo da Educação Superior 2016

A Sinopse Estatística é composta por tabelas divididas em modalidades de ensino e redes de ensino

MEC e Inep divulgam dados do Censo da Educação Superior 2016

Os dados são do Censo da Educação Superior e foram divulgados nesta quinta feira (31) em coletiva de imprensa

Inscrições abertas para o Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais

O objetivo é debater os ganhos informacionais, a potencialidade de uso das bases de dados estatísticas e os desafios futuros

Prazo para coleta de dados do Censo da Educação Superior termina nesta quinta, 20

As informações devem ser enviadas ao Inep por meio de questionários eletrônicos

Coluna

Educação Superior Comentada | As normas editadas recentemente em relação ao Censo da Educação Superior

Ano 1 • Nº 26 • De 27 de agosto a 2 de setembro de 2013

A Coluna do Gustavo desta semana analisa as normas editadas recentemente em relação ao Censo da Educação Superior

Educação Superior Comentada | Políticas, diretrizes, legislação e normas do ensino superior

Ano 2 • Nº 3 • De 18 a 24 de fevereiro de 2014

A Coluna do Gustavo analisa as oportunidades perdidas para o ensino superior privado se firmar, efetivamente, como parceiro do poder público.