Os MOOCs (Massive Open Online Courses) consistem em cursos abertos online e, geralmente gratuitos, destinados ao público geral. Resultados da educação a distância e da globalização, eles foram criados a partir de 2006 e possibilitam o desenvolvimento da carreira, estudos avançados, evolução pessoal e novas habilidades. Além dos materiais de curso tradicionais, como vídeos, palestras, leituras e testes, muitos MOOCs fornecem fóruns interativos.
Há uma longa lista de universidades que fornecem os serviços gratuitamente, em variadas áreas como ciências humanas e sociais, ciência fundamental, TI, engenharia e medicina. Conheça algumas destas instituições: James Cook University, Griffith University, University of Wollongong, Flinders University, RMIT University, Central Institute of Technology, Sydney Institute, University of Western Sydney, Polytechnic West, Macquarie Graduate School of Management, Swinburne University of Technology, University of Newcastle e Jordan University of Science and Technology. Clique aqui e confira outras instituições.
Inicialmente, os cursos eram oferecidos gratuitamente, incluindo o certificado. No entanto, constatou-se que os certificados eram algo a mais para a maioria dos alunos, sendo que o conhecimento era o principal benefício. Diante disso, os certificados começaram a serem cobrados. Em seguida, atribuições graduais foram inseridas. Atualmente, os principais fornecedores MOOCs têm cursos que são pagos. Conheça os quatro provedores que lideram o mercado:
EdX
Oferecido em parceria com a Harvard University e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), é o único fornecedor MOOC importante que ainda oferece a maioria dos cursos gratuitos. Desde 2016 o certificado é pago. Saiba mais.
Coursera
No ano passado, o Coursera introduziu assinaturas para as suas especializações. Em vez de pagar por curso, os alunos pagam uma assinatura mensal, desde que desejem acessar os aspectos premium do curso. Sob este modelo, os vídeos são gratuitos, mas o aluno tem que se inscrever para obter o certificado e acessar atribuições graduadas. Saiba mais.
FutureLearn
FutureLearn é a fornecedora de MOOC baseada no Reino Unido. Conta com cerca de seis milhões de estudantes.
Recentemente, a FutureLearn introduziu um novo modelo de preços que limita o acesso ao conteúdo uma vez que o curso acabou. Sob o novo modelo de precificação, o conteúdo do curso e os questionários têm acesso livre durante o curso, sendo mais de duas semanas. Exames e certificados são pagos. Saiba mais.
Udacity
Ao contrário dos outros provedores MOOC aqui listados, a Udacity não faz parceria com universidades, mas com empresas de tecnologia. Eles também criam seus próprios cursos, que às vezes são ministrados por profissionais das empresas parceiras. O conteúdo dos cursos, questionários básicos e trabalhos interativos são geralmente gratuitos. Certificado e nanodegrees são pagos. Saiba mais.