A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na última quinta-feira (04) o edital de 2017 dos programas Probal e Brafitec. Ambos fazem parte de acordos de cooperação internacional entre o governo federal brasileiro representado pela Capes, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros na França (CDEFI).
O Probal é um programa que consiste em apoiar projetos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa. Ele é resultado de parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os discentes contemplados poderão realizar o doutorado-sanduíche ou o pós-doutorado na Alemanha e ter despesas como instalação, deslocamento, mensalidade e seguro saúde arcadas pelo programa.
Já o Capes/Brafitec é um projeto exclusivamente de graduação-sanduíche que pode durar dois anos e ser prorrogado por mais dois. Tem o intuito de fomentar os estudos e pesquisas em todas as áreas da Engenharia, estimular o intercâmbio entre os países e aproximar as estruturas curriculares. O programa é resultado de uma parceria da Capes com a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros (CDEFI), que inclui importantes escolas de formação francesas como Ensiame e Ensam localizadas em Paris. Neste programa, os selecionados também terão despesas com seguro saúde, auxílio deslocamento e mensalidades contempladas.
As inscrições para o Brafitec encerram-se no dia 22 de junho e as do Probal no dia 19 de junho. Os interessados devem acessar os editais disponíveis no site da Fundação Capes para inscrição e mais informações.
Confira outras chamadas públicas.