Detalhe

Inep seleciona elaboradores e revisores de itens para Enade 2017

08/05/2017 | Por: Inep | 2806

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 8, uma Chamada Pública para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens (BNI). Os docentes selecionados vão ajudar na elaboração das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017. Os interessados podem ser inscrever ate 21 de maio pelo endereço bni.inep.gov.br/inscricao.

No caso do Enade, o BNI visa armazenar itens de qualidade técnica para a montagem de provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes com relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos respectivos cursos de graduação ou nas orientações do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Para se inscrever o docente precisa cumprir os seguintes requisitos:

-  Ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, devidamente registrado e emitido por IES credenciada pelo poder público competente.
- Exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 18 meses, no curso de graduação para o qual pretende efetuar inscrição, comprovando o vínculo em IES credenciada pelo poder público competente.
- Ter disponibilidade para as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do BNI, conforme funções e datas previstas no edital.
- Não pertencer ao quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Inep, da Capes, do FNDE, do CNPq ou da Finep, ou estar em exercício em algum deles.
- Ter reputação ilibada.
-  Não ter pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias.
-  Ter conhecimentos de informática, particularmente no que se refere ao uso de aplicativos de edição de texto.

Critérios de pontuação -  Serão considerados os títulos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), a experiência docente e em elaboração e revisão de itens para exames em larga escala, concursos públicos e processos seletivos. Para receber a pontuação atribuída aos títulos de pós-graduação, o docente deverá anexar, no ato da inscrição, os comprovantes de titulação.

A classificação de docentes obedecerá à pontuação obtida conforme os critérios e aqueles com  maiores pontuações terão prioridade na convocação para a capacitação. Todos os selecionados passarão por capacitação, quando serão repassadas as normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI.

Enade 2017 – Nesta edição, com aplicação em 26 de novembro, o Enade vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

  • Clique aqui para ler o edital
  • Clique aqui para se inscrever

Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL INEP/MEC Nº 19, DE 13 DE ABRIL DE 2018

Chamada Pública para cadastramento e seleção de colaboradores para elaboração e revisão de itens para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2018


Notícias

Publicadas as portarias com diretrizes de prova das áreas avaliadas no Enade 2017

Essas diretrizes são elaboradas com base em DCNs de cada área, legislação associadas às diretrizes, legislações profissionais e Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia

Inep prorroga prazo de cadastro de elaboradores e revisores de itens para Enade 2017

Os docentes selecionados irão compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens (BNI)

Inep publica Sinopses Estatísticas do Enade

Publicadas pela primeira vez, as sinopses possibilitam mais uma forma de acesso aos dados sistematizados do Exame

Inscrições para o Seminário Enade 2017 começam nesta terça-feira

O objetivo do evento é explicar os aspectos operacionais das inscrições e da aplicação do exame PI's e coordenadores de curso de todas as IES

Publicados os microdados do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

Os microdados garantem a transparência e permitem, ao público interessado em avaliações e ações educativas, um acesso a dados mais detalhados

Enade 2017 será aplicado no dia 26 de novembro; veja lista de cursos avaliados

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é obrigatória e avalia alunos do ensino superior