Detalhe

Publicados os microdados do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

28/04/2017 | Por: Inep | 2549
Divulgação

Os microdados do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) de 2015 já estão disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O IDD afere o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, o IDD considera os desempenhos dos universitários no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os microdados garantem a transparência e permitem, ao público interessado em avaliações e ações educativas, um acesso a dados mais detalhados.

O IDD é calculado desde a primeira edição do Enade, em 2004. Até 2013, o indicador era calculado diretamente no nível de agregação por curso, por causa da impossibilidade de se comparar os desempenhos esperados e os observados de cada estudante participante no Enade. Desde 2014, o IDD é calculado primeiramente por indivíduo e, posteriormente, no nível de agregação por curso. Isso porque hoje é possível comparar medidas de desempenho do mesmo estudante no ingresso e na conclusão do curso de graduação avaliado. Desde 2007, o IDD é utilizado também como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade mensura a qualidade dos cursos em relação aos conteúdos programáticos, bem como suas habilidades. Além do IDD, os resultados do Enade permitem calcular os Indicadores de Qualidade da Educação Superior: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Clique aqui para acessar os microdados do IDD. 


Conteúdo Relacionado

Notícias

Inep seleciona elaboradores e revisores de itens para Enade 2017

Os docentes selecionados vão ajudar na elaboração das provas do Exame Nacional

MEC admite limitações nos indicadores de qualidade do ensino superior

Nesta terça-feira, 4 de abril, ABMES recebeu representantes da Seres e do Inep para debate sobre o conceito Enade

Entenda o Enade e o conjunto de indicadores do ensino superior

Avaliação combina desempenho de estudantes em provas e insumos como infraestrutura, qualificação do corpo docente e conceitos de programas de mestrado e doutorado conferidos pela Capes