Representantes da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) participaram de reunião técnica sobre Mestrado e Doutorado Profissional no Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (08), em Brasília/DF. Participaram o vice-presidente da ABMES Celso Niskier e o suplente do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-PARES), Rui Otávio Bernardes de Andrade.
Durante o encontro foi debatida a regulamentação da avaliação e o acompanhamento dos programas de mestrado e doutorado profissional. A Capes tem 180 dias para definição destas medidas. O prazo foi instituído pela Portaria nº 389 do MEC, de 23 de março de 2017. Segundo Celso Niskier, este novo tipo de formação consiste em novas oportunidades para as Instituições de Ensino Superior (IES). “Fomos defender que as IES tenham espaço nas comissões para o debate durante o processo de regulamentação”, explicou.
Além de representantes de outras instituições, participaram da reunião o presidente da Câmara de Educação Superior, Luiz Roberto Liza Curi, e a diretora de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rita Barata.