A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Associação das Universidades da Rússia (ANVUZ) deram início ontem (4) à agenda de visitas às instituições de ensino superior de Moscou. O encontro faz parte da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience.
Logo pela manhã, 36 integrantes da comitiva brasileira, formada por reitores e diretores de faculdades, centros universitários e universidades, foram recebidos na Moscow International University (MUM). Da parte russa, havia 32 reitores e vice-reitores de universidades de Moscou e outras regiões do país que foram especialmente à capital para encontrar a delegação brasileira. O primeiro a falar foi o embaixador do Brasil na Rússia, Antônio Salgado, que exaltou a importância da troca de experiências "entre países que têm muito a aprender um com o outro".
O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz; e o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Caio Narcio (PSDB/MG), saudaram a hospitalidade dos anfitriões e apresentaram os números da educação superior no Brasil. O presidente da ANVUZ, Vladmir Zernov, falou da satisfação de ter a missão brasileira em Moscou e abriu oficialmente os trabalhos.
Em seguida, reitores de universidades russas apresentaram suas instituições, localizadas em diferentes regiões do país, como a própria Moscou, Yaroslavl, Kazan e Krasnodar. Pelo lado brasileiro, foram demonstradas as formas de atuação das instituições, com foco no uso da tecnologia e os desafios para os próximos anos, como o cumprimento do Plano Nacional de Educação.
Para o vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, o primeiro dia da delegação na Rússia foi marcado por uma intensa troca de experiências entre as universidades particulares russas e brasileiras. "Foram discutidos assuntos tais como a regulação nos dois países, o uso de novas tecnologias educacionais, a formação de professores, as fontes de financiamento e a possibilidade de parcerias entre instituições", avaliou. Foram expressas várias propostas de cooperação entre ANVUZ e ABMES, cujas iniciativas podem começar imediatamente.
A programação oficial teve sequência na Embaixada do Brasil na Rússia. Os representantes diplomáticos, liderados pelo embaixador Antônio Salgado, ofereceram um coquetel de boas-vindas para os integrantes da comitiva da ABMES e da ANVUZ.
Visita - Em programação paralela, Janguiê Diniz, o deputado federal Caio Narcio e a diretoria da ANVUZ foram convidados para conhecer o Parlamento da Federação Russa e ter uma reunião com o chefe da Comissão de Educação Vyachslav Niconov.