Concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 que desejarem atendimento pelo Nome Social têm desta segunda até sexta-feira, 11 a 15 de setembro, para fazerem a solicitação por meio da Página do Participante. A opção é destinada a participante travesti ou transexual.
É preciso apresentar documentos comprobatórios da condição que motiva a solicitação de atendimento pelo Nome Social, como: fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco sendo que a cabeça deverá estar descoberta; cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto; e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo Nome Social disponibilizado na Página do Participante. Os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.
As solicitações de atendimento indeferidas poderão ser consultadas na Página do Participante. Nesse caso, o participante também será informado, por meio do e-mail cadastrado na inscrição, para o envio de um novo documento comprobatório. Se ainda assim o documento não estiver conforme o solicitado, o participante travesti ou transexual fará o Exame com seu nome civil.
As oportunidades de atendimentos diferenciados fazem parte da Política de Inclusão Social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que contempla, além do atendimento por Nome Social, atendimento específico e atendimento especializado em suas avaliações e exames.
Enade 2017 – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação. Nesta edição, o Exame vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.