Detalhe

Governo acredita que MP que mudou Fies será aprovada no Congresso, diz secretária

28/09/2017 | Por: Isto É | 2801
Foto: Agência Brasil

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que o governo acredita “com otimismo” na aprovação no Congresso Nacional da Medida Provisória que altera as regras do programa de financiamento estudantil, Fies. Durante congresso do setor de ensino privado em São Paulo, Maria Helena afirmou que o grande número de emendas propostas por parlamentares podem causar distorções no texto as quais, segundo ela, inviabilizariam o financiamento.

A secretária defendeu as alterações no programa, que, conforme a nova medida, passará a ter três tipos de financiamento. Serão 100 mil vagas no formato de financiamento com garantia do fundo garantidor do Fies. Na modalidade Fies regional, são 150 mil vagas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Outras 60 mil vagas envolvem ações em conjunto com bancos privados, disse Maria Helena.

Maria Helena fez críticas a políticas para financiamento adotadas em governos anteriores, dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ela argumentou que a alteração no programa de financiamento era necessária para corrigir equívocos do passado. Afirmou que houve falta de planejamento na expansão de vagas do Fies que ocorreu até 2014 e que o fundo garantidor – destinado a cobrir calotes – quebraria ao final do ano que vem caso não fossem feitas mudanças.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Parlamentares discutem novas regras do Fies com estudantes

A comissão mista que analisa a medida provisória (MP) 785/17, que modifica as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ouviu nesta terça-feira (5) estudantes sobre o assunto. A comissão mista já debateu as alterações no fundo com professores e demais representantes da área de educação.

Parlamentares debatem novas regras do Fies com bancos e financiadores da educação

Nova audiência pública sobre a MP 785/2017, que altera o Fies, aconteceu na Comissão Mista que analisa a proposta no Congresso Nacional.

Legislação

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 785, DE 06 DE JULHO DE 2017

Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e dá outras providências. 


Notícias

Comissão mista vota relatório sobre medida provisória que altera o Fies

O texto altera seis leis que tratam do Fies. De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo é evitar o risco fiscal e operacional

Relator do novo Fies quer uso do FGTS para pagar dívida estudantil

A proposta permite o uso tanto para quitar a dívida quanto para pagar de forma parcelada, de acordo com o deputado

Estudantes e universidades criticam novo modelo de Fies previsto em MP

O assunto foi discutido nesta terça-feira (26) em audiência pública na Comissão de Educação, a pedido dos deputados Danilo Cabral (PSB-PE) e Pollyana Gama (PPS-SP)

MP garante sustentabilidade do financiamento estudantil, diz representante do MEC

Essa foi a última audiência pública sobre a MP, cujo relatório deverá estar concluído nas próximas duas semanas, disse o deputado Alex Canziani (PTB-PR), relator da proposta