Detalhe

Câmara aprova Fies após acordo com oposição

01/11/2017 | Por: Valor Econômico | 2483
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 255 votos a 105, a medida provisória (MP) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com dificuldade para votar por causa do baixo quórum em decorrência do feriado, o governo aceitou incluir no projeto emendas do PT, o que viabilizou a aprovação. O texto tem que passar pelo Senado até o dia 17 ou perderá a validade.

Com aval do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), o relator da MP, deputado Alex Canziani (PTB-PR), fez mudanças no parecer aprovado pela comissão mista: não será permitido o uso do FGTS para pagar o Fies (o relatório autorizava); será criado um Refis para os inadimplentes até 31 de abril; e caiu artigo que impedia novos aportes do Tesouro no fundo garantidor, que terá até R$ 3 bilhões da União.

Também saiu do parecer a possibilidade de conceder bolsas de estudo do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies) a cursos de ensino a distância. O relator tentou, a pedido das universidades, permitir até o uso do Fies para educação a distância, mas houve resistência na própria base do governo a essas autorizações, que acabaram excluídas da MP.

Contrária as mudanças, a oposição (PDT, PCdoB e Psol) tentou impedir a votação com requerimentos de obstrução. Mas, no fim, aceitou acordo para aprovar a MP. Um dos pontos negociados foi o "Refis do Fies", que permitirá parcelar dívidas vencidas até abril em 15 anos e com desconto nos encargos contratuais que variam de 20% a 50%, a depender do prazo de refinanciamento. Para aderir, será necessário pagar 20% do total do débito. A aplicação, porém, dependerá da vontade do governo porque a emenda previa a adesão até setembro, prazo que já expirou.

Com o discurso de que bilionário volume de financiamentos no governo do PT se tornou inviável diante da crise fiscal e da alta inadimplência do programa, de quase 50%, a MP reformula o Fies, que será dividido em três modalidades e terá o risco dividido com universidades e bancos.

A primeira, voltada para alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos, terá taxa de juros zero, com apenas correção monetária. Após formado, o trabalhador poderá ter descontado até 20% do salário para quitar o empréstimo. O PCdoB criticou a falta de um prazo de carência para iniciar as cobranças - hoje é de 18 meses. Nessa modalidade, o risco de inadimplência seria compartilhado entre o governo e as universidades, que teriam que aportar recursos no fundo garantidor.

Na segunda modalidade, o programa terá como fonte de financiamento os fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e será destinado a alunos com renda de até cinco salários mínimos. A terceira opção, voltada para a mesma faixa de renda, permitirá, além dos fundos constitucionais, usar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O risco para concessão do empréstimo será dos bancos nas duas últimas modalidades e os juros serão "baixos", nas palavras do governo. O valor exato será negociado entre "o agente financeiro, a instituição de ensino e o estudante", seguindo critérios estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional, formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e o presidente do Banco Central. A oposição criticou que isso jogará os juros, hoje em 6,5% nominais, para as taxas de mercado.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Câmara aprova MP que muda regras do Fies

A MP 785 foi aprovada na Câmara dos Deputados e seguiu para tramitação no Senado Federal, onde precisa ser votada até 17 de novembro.

Durante a votação, foram feitas alterações no texto original, como a retirada da possibilidade de instituições participantes do Proies oferecerem bolsas para educação na modalidade a distância e a exclusão da possibilidade de o estudante trabalhador usar recursos do FGTS para amortizar ou quitar empréstimos do Fies.

Comissão especial da MP da reforma do Fies aprova relatório em votação simbólica

A Comissão Mista da Medida Provisória 785 – da reforma do Fies – aprovou o relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR) sobre as mudanças propostas pelo governo no programa de financiamento estudantil. Todos os destaques apresentados na comissão foram rejeitados.

Comissão Mista debate MP 785/2017

Em reunião no Senado Federal, a votação do relatório da MP 785/2017 foi novamente adiada. O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, ressalta o aspecto econômico adotado na nova política, em detrimento do perfil social que a tinha regido até o momento.

Legislação

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 785, DE 06 DE JULHO DE 2017

Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e dá outras providências. 


Notícias

Editorial: O novo Fies

Estadão: Desde que foi editado, em julho deste ano, o texto original da MP recebeu 278 emendas, das quais mais de 40 foram apresentadas por deputados vinculados a entidades como a ABMES

Câmara aprova MP que muda regras do Fies

Por 255 votos a 105, os deputados acataram as mudanças propostas pelo governo ao sistema que financia estudantes de cursos privados do ensino superior

MEC libera R$ 1,47 bilhão para o Fies e contempla mais de 1 milhão de estudantes

Os recursos serão repassados para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

MP do Fies tem alta chance de aprovação

A proposta permite o uso de recursos dos fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e do BNDES para realizar os financiamentos